Frota ampliada

Novos táxis serão modelos adaptados

Oitenta e cinco permissionários terão de adquirir carro acessível a cadeirantes

12/09/2012 - 05h51min
Novos táxis serão modelos adaptados Félix Zucco/Agencia RBS
Modelo definido pela EPTC na tarde de ontem é utilitário que conta com equipamento do tipo elevador Foto: Félix Zucco / Agencia RBS  

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) aprovou, na tarde desta terça-feira, o novo tipo de táxi adaptado a cadeirantes que deve ser utilizado pelos novos permissionários da Capital. Os 85 taxistas, que serão conhecidos após licitação a ser lançada no início de 2013, devem adotar o modelo.

Depois de uma série de testes, foi aprovada a utilização de um equipamento, do tipo elevador, que permitirá o acesso de cadeirantes. 

A meta é que, até o ano que vem, Porto Alegre possa contar, novamente, com 4.010 permissões. Atualmente, os porto-alegrenses dispõem de 3.925. Os permissionários receberão prefixos que hoje estão parados, afirmou o diretor-presidente  da EPTC, Vanderlei Cappellari.

— Todo novo permissionário deverá dispor de um veículo adaptado conforme os modelos aprovados pela   EPTC e pelo Inmetro — explicou.

Entre as especificações, está a necessidade de o veículo ser do tipo utilitário (Spin ou Doblò, por exemplo), com capacidade para até cinco pessoas, reduzida para quatro quando utilizado por cadeirante. O elevador elétrico é operado por controle e suporta até 485 quilos.

Os carros, diferenciados pela capacidade de transportar pessoas com dificuldade de locomoção, terão o mesmo tarifário dos táxis comuns. A utilização do novo padrão depende de aprovação de lei municipal específica, que tratará das normas da licitação de concessão de serviço público.

Os demais taxistas não serão obrigados a modificar seus veículos, mas receberão assistência do órgão no caso de optarem pela adaptação.

Mudança à vista
— Um modelo diferente de transição de permissão deve ser divulgado em audiência pública no dia 27
— Em 28 de setembro, a EPTC deve encaminhar à Câmara lei municipal que regulará a licitação dos 85 novos permissionários

 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.