Construção civil

Presidente do TST falará sobre segurança do trabalho em ato público na Arena do Grêmio

Depois do evento, Dalazen deverá se deslocar até Caxias do Sul, na Serra, quando será inaugurada a 6ª Vara do município, especializada em acidentes de trabalho

23/09/2012 | 17h33

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Oreste Dalazen, chega a Porto Alegre na noite deste domingo para evento na Arena do Grêmio na manhã de segunda-feira. Dalazen participa de um ato público em defesa do trabalho seguro na construção civil, quando falará aos quase 4 mil trabalhadores que atuam na obra do estádio.

De acordo com assessor do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que irá acompanhar o evento, Dalazen desembarca no Estado também para atuar como 'uma espécie de fiscal das condições de trabalho no Rio Grande do Sul'. Há ainda a expectativa de que Ronaldo Nazário participe do evento.

O ato público pretende alertar os trabalhadores sobre os riscos de suas atividades diárias. No Brasil, a construção civil é a recordista no número de mortes em acidentes. A cada cem vítimas, pelo menos seis são pedreiros, serventes ou outros trabalhadores de canteiros de obras. Os profissionais que mais se acidentam são os operadores de robôs e condutores de equipamento de cargas, que representam 10% do total.

O evento faz parte de uma rodada de pronunciamentos pelas capitais brasileiras. Dalazen já passou por Salvador, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Natal, Cuiabá, Rio de Janeiro e Fortaleza.

Depois do evento na Arena, Dalazen deverá se deslocar até Caxias do Sul, na Serra, quando será inaugurada a 6ª Vara do município, especializada em acidentes de trabalho. No ano passado, entre os mais de seis mil processos em Caxias, 30% foram exclusivamente de acidentes de trabalho. A vara também será a primeira do Estado a utilizar o sistema nacional implantado pelo TST de Processo Judicial Eletrônico, o PJe-JT, que exclui definitivamente o uso de papel.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.