Nova estação

Primavera começa com expectativa de normalização da chuva no sul do Brasil

Influência do fenômeno El Niño deve controlar regime de precipitações nos próximos meses

22/09/2012 | 13h40
Primavera começa com expectativa de normalização da chuva no sul do Brasil Claudio Vaz/Agencia RBS
Em Santa Maria, tempo aberto permitiu belas imagens do desabrochar de rosas Foto: Claudio Vaz / Agencia RBS

A primavera começou às 11h49min da manhã deste sábado. A estação é marcada por instabilidade no tempo e ocorrência mais comum de temporais, especialmente no período da tarde.

GALERIA: veja mais imagens do amanhecer neste sábado no Estado

Este ano, a primavera terá uma leve influência do fenômeno El Niño. Com isso, segundo o meteorologista do Grupo RBS Cleo Kuhn, é grande a possibilidade de normalização da chuva no sul do Brasil.

Segundo os dados mais recentes da meteorologia, os efeitos do El Niño devem ser sentidos a partir do fim de setembro. O fenômeno é caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico Equatorial, alterando o clima em todo o mundo.

 
Amanhecer teve geada nos campos de Passo Fundo
Foto: Diogo Zanatta / Especial


Horas antes do início da primavera, o Estado viu a temperatura despencar neste sábado. Os termômetros marcaram 3°C em cidades como São José dos Ausentes e Vacaria, e Passo Fundo chegou a ter geada. Neste domingo, a previsão é de que o frio se intensifique.

As temperaturas baixas chegaram ao Estado depois dos temporais que provocaram alagamentos e estragos no início da semana. Diferentes regiões tiveram mínimas abaixo dos 5°C neste sábado. Santa Rosa, Erechim e Frederico Westphalen registraram temperaturas próximas dos 4°C.

Confira como deve ficar o tempo nos próximos dias:

Domingo: Estado deve ter tempo seco e predomínio de sol, com temperaturas mínimas próximas de 1°C na Serra e máxima de 26°C no Norte. Há previsão de geadas em várias regiões do Estado.

Segunda-feira: Temperaturas sobem e tempo segue seco. Máximas podem chegar aos 30°C no Oeste e no Norte. Não há previsão de geada.

Terça-feira: Chuvas podem atingir a Capital e o Leste do Estado. Previsão é de mínima de 2°C e máxima de 21°C.

VEJA TAMBÉM

     
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.