Clima

Temperatura despenca no Estado antes do início da primavera

Termômetros marcaram 3°C em cidades como São José dos Ausentes e Vacaria

22/09/2012 | 10h23
Temperatura despenca no Estado antes do início da primavera Diogo Zanatta/Especial
Passo Fundo, no Norte, chegou a ter geada Foto: Diogo Zanatta / Especial
Horas antes do início da primavera, o Estado viu a temperatura despencar neste sábado. Os termômetros marcaram 3°C em cidades como São José dos Ausentes e Vacaria, e Passo Fundo chegou a ter geada. Neste domingo, a previsão é de que o frio se intensifique.

O frio chegou ao Estado depois dos temporais que provocaram alagamentos e estragos no início da semana. Diferentes regiões tiveram mínimas abaixo dos 5°C neste sábado. Santa Rosa, Erechim e Frederico Westphalen registraram temperaturas próximas dos 4°C. A primavera começa às 11h49min deste sábado.

A queda das temperaturas ocorreu devido à chegada de uma massa de ar polar, que deve deixar a manhã de domingo com temperatura mínima próxima de 1°C e com previsão de geadas em várias regiões do Estado. Durante a tarde, máxima deve chegar 26°C, no Norte.

Na segunda, a previsão mantém a perspectiva de temperatura baixa na madrugada e alta na parte da tarde, podendo chegar aos 30°C no Oeste e no Norte.

Não há expectativa de geada a partir de segunda-feira. Chuvas podem atingir o leste do Estado e a Capital na terça-feira. Previsão para o dia é de mínima de 2°C e máxima de 21°C.

A primavera deve ser chuvosa durante o mês de outubro e meados de novembro, com precipitações acima da média, segundo o meteorologista Cleo Kuhn. Já para o final de novembro e em todo o mês dezembro, o tempo seco deve predominar na estação.

Domingo: Estado deve ter tempo seco e predomínio de sol, com temperaturas mínimas próximas de 1°C na Serra e máxima de 26°C no Norte. Há previsão de geadas em várias regiões do Estado.

Segunda-feira: Temperaturas sobem e tempo segue seco. Máximas podem chegar aos 30°C no Oeste e no Norte. Não há previsão de geada.

Terça-feira: Chuvas podem atingir a Capital e o Leste do Estado. Previsão é de mínima de 2°C e máxima de 21°C.
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.