Tragédia em Santa Maria

Desespero: celulares de vítimas tocavam sem parar durante o resgate

Socorrista relata que familiares ligavam e mandavam mensagens enquanto os corpos eram recolhidos

27/01/2013 | 19h11
Desespero: celulares de vítimas tocavam sem parar durante o resgate Adriana Franciosi, Agência RBS/
Autoridades já confirmaram 233 mortes no incêndio que atingiu a boate Kiss, em Santa Maria Foto: Adriana Franciosi, Agência RBS

A tragédia do incêndio da boate Kiss revela facetas dramáticas. Carlos Walau, 36 anos, foi um dos socorristas voluntários ajudou a tirar mais de 200 vítimas de dentro dos caminhões para o ginásio do Centro Desportivo Municipal.

— Tirei o corpo de uma menina que estava com um celular que não parava de tocar. Em seguida, deu barulho de mensagem, li e era a mãe dela perguntando onde ela estava — relata com a voz embargada.

Na tentativa de auxiliar na identificação dos mortos, integrantes do Grupo de Gerenciamento da Crise colocavam documentos de identificação — como identidade e carteira de habilitação — e celulares no peito das vítimas. No começo da tarde, quando foi dado início ao procedimento de reconhecimento dos mortos do incêndio, que já estavam no ginásio, muita pessoas encontraram seus filhos, parentes e amigos por meio de ligações telefônicas.

— A gente escutava os celulares tocando dentro do ginásio e o choro dos pais e familiares — relata Carlos Walau.

A tragédia

O incêndio na boate Kiss, no centro de Santa Maria, começou entre 2h e 3h da madrugada de domingo, quando a banda Gurizada Fandangueira, uma das atrações da noite, teria usado efeitos pirotécnicos durante a apresentação. O fogo teria iniciado na espuma do isolamento acústico, no teto da casa noturna.

Sem conseguir sair do estabelcimento, mais de 200 jovens morreram e outros 100 ficaram feridos. Sobreviventes dizem que seguranças pediram comanda para liberar a saída, e portas teriam sido bloqueadas por alguns minutos por funcionários.

 A tragédia, que teve repercussão internacional, é considera a maior da história do Rio Grande do Sul e o maior número de mortos nos útimos 50 anos no Brasil.

Veja onde aconteceu

 
Imagem: Arte ZH

A boate

Localizada na Rua Andradas, no centro da cidade da Região Central, a boate Kiss costumava sediar festas e shows para o público universitário da região. A casa noturna é distribuída em três ambientes - além da área principal, onde ficava o palco, tinha uma pista de dança e uma área vip. De acordo com o comando da Brigada Militar, a danceteria estava com o plano de prevenção de incêndios vencido desde agosto de 2012. 

Clique na imagem abaixo para ver a boate antes e depois do incêndio

A festa

Chamada de "Agromerados", a festa voltada para estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) começou às 23h de sábado. O evento era de acadêmicos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Tecnologia de Alimentos, Zootecnia, Tecnologia em Agronegócio e Pedagogia. Segundo informações do site da casa noturna, os ingressos custavam R$ 15 e as atrações eram as bandas "Gurizadas Fandangueira", "Pimenta e seus Comparsas", além dos DJs Bolinha, Sandro Cidade e Juliano Paim.




Acompanhe as últimas informações

Notícias Relacionadas

Vítimas identificadas 27/01/2013 | 18h03

Governo do Estado divulga lista com nomes de 231 mortos em tragédia em Santa Maria

A relação de nomes foi publicada no site da Secretaria da Segurança Pública

Na rede 27/01/2013 | 10h24

Incêndio em boate de Santa Maria aparece entre tópicos mais comentados no Twitter

Autoridades utilizaram o microblog para se manifestar, enquanto perfil da Boate Kiss no Facebook tem mensagens de apoio às famílias das vítimas

A maior das tragédias 27/01/2013 | 10h10

Rosane de Oliveira, sobre incêndio em boate de Santa Maria: "Um pesadelo"

Quem tem filhos adolescentes não dorme um sono tranquilo enquanto não chegam das festas

Tragédia no centro do Estado 27/01/2013 | 09h36

Hospitais confirmam identificação de seis mortos em incêndio em boate de Santa Maria

Fogo começou por volta das 2h deste domingo na boate Kiss, no centro da cidade

Tragédia no centro do Estado 27/01/2013 | 09h27

Confira a lista de feridos em incêndio em boate em Santa Maria

Fogo começou por volta das 2h deste domingo na boate Kiss, no centro da cidade

Incêndio em Santa Maria 27/01/2013 | 08h51

Escombros dificultam trabalhos de resgate no interior da boate Kiss

Conforme o Corpo de Bombeiros, é impossível saber quantas vítimas ainda estariam no local

Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.