Solidariedade

Saiba o que fazer para ajudar as vítimas da tragédia de Santa Maria

Doações de sangue para este domingo são suficientes e solicitação é para que continue no decorrer da semana

Atualizada em 27/01/2013 | 20h1227/01/2013 | 13h54

A comoção é grande e mobiliza dezenas de pessoas em Santa Maria. De acordo com a Defesa Civil, socorristas, bombeiros, policiais, enfermeiros, médicos e muitos voluntários se envolveram no resgate das vítimas e no atendimento aos familiares. Enquanto vítimas são identificadas e veladas, o que se pede é cautela. E a ajuda ainda é bem-vinda. As coletas de sangue, que haviam sido suspensas, voltam a ser necessárias.

Veja também
Número de mortos em incêndio em boate em Santa Maria chega a 245
Confira imagens do local onde aconteceu a tragédia
Confira a lista de feridos em incêndio em boate em Santa Maria
Tragédia em Santa Maria cancela rodada do Gauchão

Um centro de informações e ajuda aos familiares está montado na área externa do ginásio para aqueles que buscam notícias sobre as vítimas fatais. No entanto, a Defesa Civil aconselha que só passe pelo local somente quem realmente tem alguma relação com as vítimas e voluntários, pois o acúmulo de curiosos pode acabar dificultando o trabalho.

No local, pode ser feita a doação de água, papel higiênico, máscaras, álcool gel, sacos de lixo, cartolina, pincel atômico, gelo, isopor, café, açúcar, barra de cereal e luvas. Os voluntários devem chegar próximo as 19h para estabelecer um turno de revezamento com os que já estão auxiliando no local.

Saiba onde doar sangue para as vítimas

O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), o Hospital de Caridade, o Hospital São Francisco, e o Hospital Casa de Saúde precisam da doação de todos os tipos sanguíneos. O pedido foi divulgado pelo Grupo de Gerenciamento da Crise, que integra uma força-tarefa com diversos órgãos do poder público. No momento, o número de voluntários chega a 400 no local.

De acordo com a direção do Hemocentro da cidade, muitas bolsas de sangue já foram coletadas e, devido à baixa validade do material (de cerca de 5 dias), está sendo solicitado que as pessoas aguardem alguns dias e sigam doando durante a semana. Isso porque, no decorrer da semana, as vítimas que passarem por cirurgias precisarão das transfusões.

Se a doação é para uma vítimas específica, ela deve ser feita no local onde esta está internada.

Defesa Civil cadastra voluntários da saúde

A Defesa Civil Estadual está organizando uma lista de voluntários da área da saúde de Porto Alegre que queiram ajudar em Santa Maria. O interessados devem entrar em contato com os telefones (51) 3210 4219 ou (51) 3210 4349 e fazer um cadastro.

A Defesa Civil, em contato direto com o auxílio às vítimas de Santa Maria, vai avaliar a necessidade de enviar mais pessoas à região central do Estado. Sendo necessário, a instituição entrará em contato com os voluntários cadastrados e organizará a partida.

Outras cidades

A empresa de ônibus Helios, que faz a linha Erechim - Santa Maria, vai fazer a coleta de doações para a tragédia. As orientações são para que as pessoas entreguem os itens as 17h30min para o motorista na rodoviária de Erechim: medicamentos (captopril, diazepam, AAS), água, luvas, papel higiênico. A empresa Planalto fará o mesmo trabalho com os ônibus saindo de Cruz Alta.

UTIs móveis de Caxias do Sul, Canos, Passo Fundo, Ijuí, Santo Ângelo e Porto Alegre, entre outras de grandes cidades foram deslocadas para atender os feridos em Santa Maria.


A tragédia

O incêndio na boate Kiss, no centro de Santa Maria, começou entre 2h e 3h da madrugada de domingo, quando a banda Gurizada Fandangueira, uma das atrações da noite, teria usado efeitos pirotécnicos durante a apresentação. O fogo teria iniciado na espuma do isolamento acústico, no teto da casa noturna.

Sem conseguir sair do estabelcimento, mais de 200 jovens morreram e outros 100 ficaram feridos. Sobreviventes dizem que seguranças pediram comanda para liberar a saída, e portas teriam sido bloqueadas por alguns minutos por funcionários.

 A tragédia, que teve repercussão internacional, é considera a maior da história do Rio Grande do Sul e o maior número de mortos nos útimos 50 anos no Brasil.

Veja onde aconteceu

 
Imagem: Arte ZH

A boate

Localizada na Rua Andradas, no centro da cidade da Região Central, a boate Kiss costumava sediar festas e shows para o público universitário da região. A casa noturna é distribuída em três ambientes - além da área principal, onde ficava o palco, tinha uma pista de dança e uma área vip. De acordo com o comando da Brigada Militar, a danceteria estava com o plano de prevenção de incêndios vencido desde agosto de 2012. 

Clique na imagem abaixo para ver a boate antes e depois do incêndio

A festa

Chamada de "Agromerados", a festa voltada para estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) começou às 23h de sábado. O evento era de acadêmicos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Tecnologia de Alimentos, Zootecnia, Tecnologia em Agronegócio e Pedagogia. Segundo informações do site da casa noturna, os ingressos custavam R$ 15 e as atrações eram as bandas "Gurizadas Fandangueira", "Pimenta e seus Comparsas", além dos DJs Bolinha, Sandro Cidade e Juliano Paim.




Acompanhe as últimas informações

Notícias Relacionadas

Na rede 27/01/2013 | 10h24

Incêndio em boate de Santa Maria aparece entre tópicos mais comentados no Twitter

Autoridades utilizaram o microblog para se manifestar, enquanto perfil da Boate Kiss no Facebook tem mensagens de apoio às famílias das vítimas

A maior das tragédias 27/01/2013 | 10h10

Rosane de Oliveira, sobre incêndio em boate de Santa Maria: "Um pesadelo"

Quem tem filhos adolescentes não dorme um sono tranquilo enquanto não chegam das festas

Tragédia no centro do Estado 27/01/2013 | 09h36

Hospitais confirmam identificação de seis mortos em incêndio em boate de Santa Maria

Fogo começou por volta das 2h deste domingo na boate Kiss, no centro da cidade

Tragédia no centro do Estado 27/01/2013 | 09h27

Confira a lista de feridos em incêndio em boate em Santa Maria

Fogo começou por volta das 2h deste domingo na boate Kiss, no centro da cidade

Incêndio em Santa Maria 27/01/2013 | 08h51

Escombros dificultam trabalhos de resgate no interior da boate Kiss

Conforme o Corpo de Bombeiros, é impossível saber quantas vítimas ainda estariam no local

VEJA TAMBÉM

     
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.