Nova Câmara

Vereadores eleitos são empossados em Porto Alegre

Um a um, os 36 escolhidos pela população foram chamados à Mesa para a posse

Atualizada em 01/01/2013 | 16h1701/01/2013 | 15h55

Com o plenário da Câmara Municipal lotada, os vereadores eleitos de Porto Alegre tomaram posse na tarde desta terça-feira.

A nova legislatura se inicia com uma renovação de 47% nas 36 cadeiras. Em seguida, serão empossados o prefeito reeleito José Fortunati (PDT) e o vice, Sebastião Melo (PMDB).

Um a um, os escolhidos pela população foram chamados à mesa para receber os cumprimentos do presidente da Câmara, Mauro Zacher (PDT). Ao final, fizeram um juramento.

Um dos mais aplaudidos, tanto pelo público presente nas galerias quanto pelos políticos no plenário, foi Cássio Trogildo (PTB). Ex-secretário de Obras da prefeitura, Trogildo é investigado pelo Ministério Público Eleitoral em função de suspeitas de irregularidades na campanha. Ele não quis comentar o caso.

Durante a solenidade, os vereadores eleitos também escolheram, por unanimidade, o novo presidente da Casa. Será o vereador Dr. Thiago Duarte (PDT). Ele assume no lugar de Zacher, que em seu discurso de despedida agradeceu aos colegas e fez um balanço da gestão, encerrada, segundo ele, com mais de 300 projetos aprovados.

Composição inicial será modificada após licenciamentos

A nova legislatura da Câmara da Capital é formada por 13 bancadas. A maior é a do PDT, com sete cadeiras: Márcio Bins Ely, Dr. Thiago Duarte, Mauro Zacher, Cláudio Janta, João Bosco Vaz, Luciano Marcantônio e Delegado Cleiton.

A segunda maior representação é a do PT, com cinco vereadores: Sofia Cavedon, Mauro Pinheiro, Marcelo Sgarbossa, Engenheiro Comassetto e Alberto Kopittke. Com quatro cadeiras estão o PMDB — Valter Nagelstein, Idenir Cecchim, Professor Garcia e Lourdes Sprenger — e o PTB — Cássio Trogildo, Dr. Goulart, Elizandro Sabino e Paulo Brum.

Com três vereadores, o PP integrará a Câmara com Guilherme Socias Villela, Kevin Krieger e João Carlos Nedel. Também farão parte, com dois vereadores cada: o PR — Waldir Canal e José Freitas —, o PCdoB — João Derly e Jussara Cony —, o PSD, Bernardino Vendruscolo e Tarciso Flecha Negra —, o PSOL — com Pedro Ruas e Fernanda Melchionna —, e o PSB, com Airto Ferronato e Paulinho Motorista. Terão um vereador o PPS, com Any Orti,; o DEM, com Reginaldo Pujol, e o PSDB, com Mário Manfro.

A composição inicial será modificada após os pedidos de licenciamentos dos vereadores que assumirão vagas no Poder Executivo.

Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.