Incêndio na reserva

"Tenho impressão que vamos terminar com o fogo hoje", diz chefe da Estação do Taim

Forte umidade por causa da neblina, vento fraco e trabalho conjunto entre aviões e brigadistas dão otimismo para equipe

31/03/2013 - 11h40min
"Tenho impressão que vamos terminar com o fogo hoje", diz chefe da Estação do Taim Guga-VW/Especial
Primeiro avião chegou na sexta-feira à tarde para combater o incêndio no Taim Foto: Guga-VW / Especial  

O incêndio na Reserva Ecológica do Taim, entre Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, parece estar com as horas contadas. Ao menos essa é a expectativa do chefe da Estação, Henrique Ilha, do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio). Segundo ele, se o vento continuar fraco a possibilidade de que o fogo seja apagado neste domingo é alta, restando para segunda-feira o trabalho de rescaldo. Ilha afirma que o fogo está controlado — ainda não está extinto, mas não está aumentando e, sim, diminuindo:

— Estamos com dois aviões e um helicóptero do Estado que fica levando e trazendo materiais que necessitamos. Além disso estamos fazendo um trabalho em conjunto com a equipe de brigadistas. Neste momento, temos seis homens na linha de fogo e iremos levar mais oito — informa.

O combate, previsto para começar às 6h30min deste domingo, iniciou às 8h em função de uma forte neblina. A ideia era começar cedo para aproveitar a umidade do sereno da madrugada. Mas, segundo Ilha, a neblina forte, que impediu que a operação começasse mais cedo, também deixou o local úmido, o que facilitou no combate ao fogo. Ilha calcula que a área atingida seja de 3 mil hectares.

O coordenador-geral de Proteção do ICMBio, Paulo Carneiro, disse em entrevista para Zero Hora no sábado que outro avião, com capacidade de despejar 1,89 mil litros de água por voo, chegaria ao Taim ainda neste domingo por volta do meio dia para ajudar no incêndio. No entanto, a equipe no local, às 11h30min deste domingo, ainda não havia recebido essa informação formalmente e tampouco sabia quando o avião iria chegar.

 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.