Guerra civil

Síria recebe mísseis russos

Declaração de Al-Assad indica que parte do sistema de defesa antiaérea da Rússia já foi recebido pela Síria

30/05/2013 - 15h05min
Síria recebe mísseis russos VLADIMIR MASHATIN/AFP
Mísseis S-300 russos em treinamento militar na Rússia em 1996 Foto: VLADIMIR MASHATIN / AFP  
O presidente sírio, Bashar al-Assad, reconheceu implicitamente ter recebido o sofisticado sistema de mísseis de defesa antiaérea S-300 russos, em declarações à rede de televisão Al-Manar, do movimento xiita libanês Hezbollah.

Ao ser interrogado sobre a entrega destes mísseis, o presidente respondeu: "Todos os acordos com a Rússia serão cumpridos e uma parte já foi cumprida recentemente".

Moscou havia justificado na terça-feira sua decisão de fornecer o sistema de defesa antiaérea ao regime da Síria, provocando uma reação raivosa de Israel.

Na quarta-feira, a rádio pública israelense indicou que o chefe de governo, Binyamin Netanyahu, ordenou que seus ministros não fizessem declarações sobre a Síria e sobre a possível entrega de mísseis russos a esse país.

Segundo a rádio, a ordem chegou após declarações do ministro da Defesa, Moshe Yaalon, que afirmou que Israel saberá o que fazer se a Rússia entregar sistemas de defesa antiaérea S-300 à Síria.

Os meios de comunicação israelenses estimaram que Yaalon fez alusão a novos bombardeios aéreos que Israel poderia levar adiante, como já ocorreu no início do mês perto de Damasco.
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.