Posição do governo

Governo do RS estuda proposta de passe livre para estudantes

"Quero ser o porta-voz desse movimento junto ao país", afirmou Tarso Genro

21/06/2013 - 16h34min | Atualizada em 21/06/2013 - 19h17min
Governo do RS estuda proposta de passe livre para estudantes Bruno Alencastro/Agência RBS
Foto: Bruno Alencastro / Agência RBS  
Para tentar atender às reivindicações de um transporte público mais barato por parte dos manifestantes, o governador Tarso Genro afirmou, na tarde desta sexta-feira, que irá preparar uma proposta para reduzir o custo da passagem de ônibus no Estado.

Em página especial, leia tudo sobre os protestos

Antes da entrevista coletiva concedida no Palácio Piratini, Tarso informou que se reuniu com deputados estaduais e federais, estudiosos e lideranças de movimentos sociais e sindicais para pedir que eles auxiliassem o governo a criar uma proposta para o passe estudantil.

— Comuniquei que estou disposto a colaborar com a solução dessa crise e pedi que formatassem uma proposta que quero apresentar nacioalmente sobre o passe estudantil. Se possível, inclusive, o passe livre estudantil. Quero ser o porta-voz desse movimento junto ao país — disse o governador.

Quando questionado sobre a origem dos recursos financeiros para sustentar o passe livre, Tarso afirmou que pode ser tanto do Imposto de Renda, quanto de recursos da União e do Estado.

Tarso relatou ainda que tem mantido contato constante com a presidente Dilma Rousseff e com ministros e deputados federais para explicar os protestos no Rio Grande do Sul.

— Ontem eu acordei a presidente, inclusive. Ela está atenta ao que está acontecendo aqui. Conversei também com José Eduardo Cardozo (ministro da Justiça), Aloizio Mercadante (ministro da Educação), Ideli Salvatti (secretária de Relações Institucionais) e troquei ideias com deputados federais — afirmou.

O governador disse que a ação de um grupo ofusca a legitimidade do protesto, que deve ser valorizada.

— Maioria dos jovens que estão se mobilizando querem melhorar o mundo onde vivem — comentou.

Notícias Relacionadas

Prevenção 21/06/2013 | 13h13

Polícia Civil faz buscas na sede da Federação Anarquista, na Capital

Denúncia anônima alertou polícia de que no local havia materiais que seriam usados para atos de violência e confronto com policiais durante o protesto marcado para quinta-feira, em Porto Alegre

 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.