A um ano da votação

Tarso Genro e Ana Amélia Lemos estão em empate técnico em pesquisa Ibope sobre eleições ao governo do RS em 2014

Levantamento mostra preferência dos gaúchos nas disputas pelo Piratini, Senado e Presidência

30/09/2013 - 07h02min

Ao ouvir 1.008 eleitores no Rio Grande do Sul, o Ibope encontrou cenário polarizado na disputa pelo governo estadual. Na pergunta estimulada (na qual o entrevistado recebe um cartão com os nomes dos possíveis candidatos), o atual governador, Tarso Genro (PT), aparece com 27% das intenções de voto.

Em seguida, está a senadora Ana Amélia Lemos (PP), com 26% das preferências. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, os candidatos são considerados em empate técnico.

Saiba mais

> Confira a íntegra da pesquisa Ibope
> Maioria dos entrevistados em pesquisa Ibope aprova governo Tarso
> Rigotto aparece na frente em pesquisa sobre corrida pelo Senado
> Dilma lidera com folga e supera Lula no RS em disputa presidencial

O governador, que deverá concorrer à reeleição, tem seus índices mais altos entre os jovens (32%), os eleitores com Ensino Médio (30%) e aqueles com menor renda familiar (29%). Já os melhores resultados da senadora estão nos eleitores de 25 a 34 anos (29%), com maior renda familiar (32%) e com Ensino Superior (36%).

Os outros cinco pré-candidatos apresentados pelo Ibope somam 9%. O melhor resultado é de José Ivo Sartori (PMDB), com 4%, mas o ex-prefeito de Caxias do Sul ainda não confirmou vontade de concorrer. O deputado federal Vieira da Cunha – possível nome do PDT, partido que está dividido entre lançar candidatura própria ou apoiar a reeleição de Tarso — tem 2%.

Na pergunta espontânea (nenhum cartão de resposta é apresentado ao eleitor), Tarso e Ana Amélia também lideram. Ele aparece com 9% e ela, com 7%. No cenário de segundo turno, as posições se invertem: a senadora recebe 38% e o governador, 23%. O índice de Tarso é inferior ao que ele tem no cenário de primeiro turno.

Questionado por Zero Hora, o diretor do Ibope, Helio Gastaldi, afirmou: “As questões que levantam o potencial de voto dos possíveis candidatos também mostram maior vantagem e maior condição de crescimento da senadora neste momento, com melhor saldo e menor rejeição que Tarso. Considerando a grande distância para a eleição e o grande número de eleitores que ainda não sabem em quem votar, é esperado que haja menor coerência do eleitor entre os diferentes cenários”.

Confira os resultados

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.