Serra gaúcha

Adolescente de 16 anos de Veranópolis se suicida após ter fotos íntimas divulgadas na internet

Pais da jovem entregaram à polícia o computador e telefone celular da vítima para investigação

19/11/2013 | 14h38
Adolescente de 16 anos de Veranópolis se suicida após ter fotos íntimas divulgadas na internet Félix Zucco/Agencia RBS
A adolescente soube da divulgação das fotos nas redes sociais através de uma amiga Foto: Félix Zucco / Agencia RBS

Uma adolescente de 16 anos cometeu suicidio na tarde da última quinta-feira, em Veranópolis, na Serra, horas após descobrir que o ex-namorado havia espalhado fotos dela seminua nas redes sociais.

Saiba Mais:
> Humilhações sofridas no ambiente virtual são piores do que as ocorridas na escola, afirma psicóloga
> Família de jovem que se matou após ter fotos íntimas na web pede justiça
> Projetos pretendem punir quem divulgar fotos e vídeos íntimos sem o consentimento


O rapaz teria copiado as imagens a partir de uma conversa pela webcam, e divulgado pelo Twitter e Facebook depois de terminar o relacionamento com a vítima. Conforme informações preliminares, a adolescente foi avisada por uma amiga sobre as imagens e, horas depois, foi encontrada morta em casa.

Ainda tentando entender o que aconteceu, a família da adolescente compareceu na tarde desta terça-feira na delegacia de Veranópolis para entregar o computador e o celular da estudante.

Polícia abriu inquérito para investigar o caso


Após conversar com os pais da vítima, a polícia abriu um inquérito para investigar o caso. Segundo o delegado Marcelo dos Santos Ferrugem, os responsáveis serão enquadrados no artigo 241 A do Estatuto da Criança e do Adolescente, que qualifica como crime grave a divulgação de fotos, vídeos ou imagens de crianças ou adolescentes em situação de sexo explícito ou pornográfica.

O principal suspeito é o adolescente que registrou a cena. O nome dele está gravado no printscreen feito da tela de uma conversa via chat de internet, em que a estudante mostra os seios via webcam. Mas, de acordo com o delegado, outras pessoas poderão ser responsabilizadas. A imagem teria sido feita pelo ex-namorado há cerca de seis meses.

— Além do autor, todos os que repassaram cometeram crime — adverte o delegado, que irá pedir uma perícia do computador da vítima.

Nos próximos dias, Ferrugem pretende colher o depoimento de outros parentes e amigos da jovem, para esclarecer as circunstâncias da divulgação da imagem.

Por enquanto, os nomes dos envolvidos no episódio estão sendo preservados a pedido da família da adolescente.

Em vídeo, veja depoimento dos pais da adolescente

Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.