Alerta nas águas

Feriadão de Natal contabiliza oito mortes por afogamento no Estado

Todos os casos ocorreram no Interior, em locais de água doce e desguarnecidos de salva-vidas

25/12/2013 | 13h56
Feriadão de Natal contabiliza oito mortes por afogamento no Estado Karlos Solrac/Arquivo pessoal
Em Cachoeira do Sul, um homem de 33 anos morreu ao tentar salvar o filho de 11 anos Foto: Karlos Solrac / Arquivo pessoal

De sexta-feira até o meio-dia desta quarta-feira, pelo menos oito pessoas morreram afogadas no Estado neste feriadão de Natal. Todos os casos ocorreram no Interior, em locais de água doce e desguarnecidos de salva-vidas.

>>> Confira dicas para aproveitar o verão com tranquilidade

Nos pontos atendidos pela Operação Golfinho, desde sábado, foram realizados 56 salvamentos, sendo 50 no Litoral Norte, dois no Litoral Sul e quatro em águas internas. Nenhuma morte.

De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros Milton de Almeida René, a principal orientação para quem quiser se refrescar na água é procurar locais guarnecidos com salva-vidas. Neste ano, são 56 pontos no interior do Estado, 228 no Litoral Norte e 30 no Litoral Sul.

Se isso não for possível, ele recomenda o máximo de atenção, verificar as condições do local e evitar o que considera a "fórmula do afogamento":

— Bebida alcoólica, comida e água. Essas três coisas juntas não combinam e normalmente levam à morte na praia ou nos rios — resume René.


Saldo de afogamentos no feriadão de Natal: 8

TERÇA-FEIRA:

IJUÍ - O corpo de um jovem de 20 anos foi encontrado pelos Bombeiros no Rio Potiribu, em Ijuí, no Norte, na tarde desta terça-feira. MARCO ANTÔNIO MACHADO ANDRADE JUNIOR estava desaparecido desde domingo à tarde. O jovem nadava em uma cascata, que segundo os Bombeiros é perigosa para banho, quando desapareceu. O corpo foi encontrado em um buraco embaixo da cascata, com cerca de sete metros de profundidade.

PASSO FUNDO - Um adolescente de 15 anos morreu afogado por volta das 14h40min em Passo Fundo. Morador de Marau, ALISSON NUNES foi até um açude no km 1 da ERS-135 para se banhar com dois amigos. Eles atravessaram o açude nadando e na volta o rapaz se cansou e começou a se debater. Um dos amigos tentou salvá-lo, mas não conseguiu. O corpo foi resgatado pelos Bombeiros. O açude fica em uma propriedade rural no bairro São Cristóvão 2 e o local é desabitado e de cercamento precário.

CAMAQUÃ - Foi encontrado na manhã desta terça-feira o corpo da adolescente de 14 anos que havia desaparecido no último sábado. MARIA EDUARDA KUBAWESKI estava com amigas quando se afogou em um arroio em Camaquã. O corpo estava próximo ao CTG Camaquã, preso em um tronco de árvore.


DOMINGO:

SÃO LOURENÇO DO SUL - Um idoso de 80 anos foi localizado pela Brigada Militar em uma lagoa de São Lourenço do Sul. Segundo a Polícia Civil, o homem, de IDENTIDADE NÃO REVELADA, era nadador profissional. Ele havia feito uma ponte de safena há alguns meses. 

FREDERICO WESTPHALEN - O corpo do jovem que desapareceu no Rio da Várzea, em Frederico Westphalen, foi localizado preso a uma rede de pesca por volta das sete horas da manhã. Familiares e pescadores haviam lançado tarrafas no rio para conseguir capturar o corpo da vítima. LUCAS VARGAS PICCININI DA SILVA desapareceu no domingo, enquanto nadava no local.

BAGÉ - Uma pessoa morreu afogada na tarde de domingo em Bagé. LEANDRO CARDOSO JACINTO, 33 anos, estava em um arroio na Estrada da Serrilhada (há 35 km de Bagé) quando teria tido um mal súbito. O homem se afogou e foi resgatado já sem vida por outra pessoa que estava no local e também fez a remoção do corpo. A perícia de Santana do Livramento foi acionada mas não se deslocou por se tratar de afogamento.

CACHOEIRA DO SUL - Depois de quase dois dias de buscas, os Bombeiros localizaram, na tarde deste domingo, o corpo do homem de 33 anos que havia desaparecido no Rio Jacuí, em Cachoeira do Sul, na região central.  ANDERNEI DE LIMA VIDALES, acabou se afogando durante tentativa de salvar o filho de 11 anos que estava tomando banho no rio.

SÁBADO: 

VISTA GAÚCHA - ALEXANDRE BUENO DA SILVA, 30 anos, se afogou no sábado, em um açude de Vista Gaúcha, região norte do Estado. Ele pescava com familiares quando se afogou. Os parentes o regataram e levaram-no ao hospital, onde ele já chegou sem vida.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.