
Durou 14 horas a primeira jornada de trabalho do governador Tarso Genro e da comitiva que o acompanha na China. O dia começou com uma notícia promissora, a confirmação da data para o início das obras da fábrica de caminhões da Foton em Guaíba, e terminou com um jantar repleto de manifestações de interesse da empresa China Machinery Engineering Corporation (CMEC) de investir no RS.
A CMEC atua em tantas áreas que poderia se candidatar a investir em qualquer um dos projetos em andamento ou em fase de esboço pelo Piratini. Demonstrando que estavam bem informados sobre o Estado, os dirigentes da CMEC mencionaram as reservas de carvão e o interesse em investir em energia térmica. Também mostraram que estão por dentro do projeto da ERS-010, mas não sabem como entrar na licitação. Tarso sugeriu que o grupo se alie a uma empresa brasileira para disputar o leilão.
Pela manhã, na visita à sede da Foton, Tarso ouviu dos dirigentes da empresa elogios ao ex-ministro das Comunicações Luiz Carlos Mendonça de Barros, que se associou aos chineses para produzir os caminhões de 16 toneladas em Guaíba. O próprio Mendonça, presidente da Foton Aumark do Brasil, aconselhou o governador a lutar por uma fábrica de automóveis da Foton, já que a empresa está entrando nesse segmento.
- Não tenho mais idade para isso, fico só com a fábrica de caminhões, mas o governador deveria tentar levar uma fábrica de carros - disse o ex-ministro, que, durante o governo FH, também presidiu o BNDES.
No encontro, foram exibidas imagens de tudo o que a Foton fabrica. Com 40 mil funcionários, a companhia é a maior fabricante de caminhões do mundo e produz, também, ônibus, automóveis e vans. A empresa elegeu cinco países emergentes como prioridade para investimentos: Brasil, México, Indonésia e Rússia. Com 17 anos de existência, já produziu 5,26 milhões de unidades.
Escolas de Rosário do Sul vão testar web via rádio
Com a inclusão do empreendimento no Inovar-Auto - novo programa federal de incentivo ao setor -, enquanto constrói a fábrica de Guaíba a Foton poderá importar 8,5 mil caminhões e, assim, formar sua rede de distribuidores até começar a produção, prevista para 2016. O início das obras está previsto para janeiro e depende apenas da licença ambiental. Uma missão da Foton visitará o RS em 2014.
À tarde, Tarso assinou acordo com a Huawei, fabricante de equipamentos de comunicação, para testar uma solução tecnológica que pode acelerar a implantação da banda larga nas escolas. O sistema via rádio, que será testado em Rosário do Sul, elimina a necessidade de instalação de fibra óptica.
Agenda de terça-feira
8h - Visita do vice-premier chinês Wang Yang ao estande do Rio Grande do Sul na China Overseas Investment Fair.
10h30min - Reunião no departamento internacional do Comitê Central do Partido Comunista, com o vice-ministro Cheng Fengxiang.
14h - Seminário Invest in Latin America.
15h30min - Assinatura de acordo de cooperação entre a FDRH e a Escola de Administração Pública, da Universidade do Povo.
16h - Visita ao Centro de Intercâmbio Econômico Internacional do Partido Comunista.
17h - Reunião na sede da China Gezhouba Group Corp (CGGC).