Na fase final da expansão até Novo Hamburgo, na Região Metropolitana, a Trensurb abre aos passageiros as estações Industrial, Fenac e Novo Hamburgo em horário integral (das 5h às 23h20min) a partir de quinta-feira (30), por enquanto sem a cobrança de bilhetes.
O acesso é gratuito porque ainda estão sendo conduzidos alguns testes e avaliações no sistema de abastecimento de energia, que passou por reparos na semana passada, e nos outros equipamentos e sistemas das estações.
No dia 23 de janeiro, as estações começaram a receber a circulação de trens em horário integral, sem a presença de usuários. Segundo a empresa, era preciso analisar as condições de abastecimento de energia, que é mais exigido nos horários de pico.
Por contrato, a fase de testes precisa terminar até abril, e, depois disso, o consórcio de empresas Nova Via encerra sua participação contratual e a responsabilidade de todo o sistema fica com a Trensurb.
As faixas horárias e intervalos entre viagens saindo da Estação Novo Hamburgo serão os mesmos praticados até então nas partidas da Estação Santo Afonso.
Orçadas em mais de R$ 900 milhões, as novas estações - cuja extensão é de 4,4 quilômetros - tragam um acréscimo de 30 mil passageiros por dia.
O cálculo inclui serviços complementares, como a reurbanização dos entornos das estações, construção de uma ponte rodoviária sobre o Rio dos Sinos, novo sistema viário em São Leopoldo, melhoramento hidrodinâmico do Arroio Luiz Rau, reassentamento de 730 famílias e atualização tecnológica do Centro de Controle Operacional da Trensurb.
Em julho de 2012, a primeira etapa da expansão do trem foi concluída com a inauguração de 4,9 quilômetros de via permanente e duas estações - Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e Santo Afonso, em Novo Hamburgo.

