Visita oficial

"Apoiar significa fornecer instrumentos de gestão", diz Dilma a prefeitos

Presidente desembarcou na Serra após inaugurar o estádio Beira-Rio

20/02/2014 | 13h16
"Apoiar significa fornecer instrumentos de gestão", diz Dilma a prefeitos Adriana Franciosi/AgênciaRBS
Foto: Adriana Franciosi / AgênciaRBS

Ao realizar a entrega de equipamentos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) a 118 municípios gaúchos, a presidente Dilma Rousseff destacou o apoio do governo federal a pequenas e médias prefeituras.

— Esse kit de máquinas tem papel importante, pois permite autonomia aos prefeitos para atender a população. Acredito que os prefeitos farão bom uso e terão melhores condições de enfrentar problemas do cotidiano.

Dilma também explicou por que as máquinas são entregues a conta-gotas, atitude que costuma ser alvo de críticas de adversários.

— Optamos por comprar máquina da indústria local — disse, explicando que as empresas precisam de tempo para fabricação.

O tema da mobilidade urbana e da educação também estiveram no discurso. 

— Tenho muito cuidado com a questão da educação, e a gente cuida daquilo que é mais precioso.

O governador Tarso Genro, em breve discurso, fez um agradecimento especial pelo trabalho da petista:

— A senhora instituiu uma nova relação federativa, da União com os Estados e municípios, e o resultado está nesta capilaridade de projetos, de programas, de compras públicas e de investimentos públicos conjugados.

Primeiro a falar, o prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) foi rápido e limitou-se a dar as boas-vindas à presidente. Na sequência, o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, destacou as ações do governo Dilma na área da mobilidade urbana. Foram assinados contratos que somam R$ 61 milhões em obras de mobilidade urbana em Caxias do Sul.
O ato, segundo o ministro, é simbólico, pois demonstra que o governo não está preocupado apenas com os grandes centros.

— É um momento muito importante não só para Caxias. Estamos tratando de um tema que foi esquecido durante muito tempo, que é a mobilidade urbana.

Antes de iniciar a entrega das chaves dos veículos, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, falou da importância do repasse de 28 motoniveladoras e 90 caminhões-caçamba.

—  Temos certeza que, com essas parcerias, estamos construindo um momento muito melhor para a população rural.

Também acompanharam a cerimônia os ministros da Educação, Henrique Paim, do Turismo, Gastão Vieira, dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, da Comunicação Social, Thomas Traumann, além de deputados e o senador Paulo Paim.

Siga as informações ao vivo:

Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.