Ensino superior

Inscritos na lista de espera do ProUni têm até hoje para apresentar documentos

Lista definitiva de aprovados será apresentada até o dia 26 pelas instituições

20/02/2014 | 16h21

Todos os candidatos que fizeram a inscrição na lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até esta quinta-feira para apresentar a documentação exigida na instituição de ensino na qual pretende estudar. A instituição terá até o dia 26 para avaliar os documentos e divulgar a aprovação ou reprovação do estudante.

Esta é a primeira vez que esse processo depende da apresentação do estudante. Nas edições anteriores, o candidato tinha de manifestar interesse na lista de espera e aguardar a convocação da instituição.

Entre os documentos solicitados estão documentos de identificação, comprovante de residência, comprovante de rendimento e comprovante de conclusão do ensino médio. A lista completa com a documentação está disponível na internet.

O ProUni oferece bolsas de estudo, em instituições particulares de ensino superior, a estudantes de baixa renda. Neste primeiro semestre, o ProUni oferece 191,6 mil bolsas - 131.636 integrais e 59.989 parciais, em 25,9 mil cursos. Isso significa crescimento de 18% na oferta, em relação à primeira edição do ano passado.

As bolsas integrais são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais pagam 50% da mensalidade e são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar até três salários mínimos por pessoa. O bolsista parcial poderá usar o Fundo de Financiamento Estudantil para custear o restante da mensalidade.

Estão dispensados dos requisitos de renda os professores da rede pública de educação básica em exercício, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura. Nesta primeira edição de 2014, o ProUni teve 1.259.285 candidatos inscritos.

 

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.