O Ministério Público Federal no RS denunciou à Justiça Federal 20 pessoas suspeitas de participar de fraudes na prefeitura de Alvorada.
Entre os envolvidos, estão o ex-prefeito João Carlos Brum (PTB), servidores municipais e empresários que contrataram com o poder público local.
Eles são acusados de formação de quadrilha, crimes de responsabilidade e de dispensa irregular de licitação. Os denunciados foram investigados pela Operação Cartola, desencadeada pela Polícia Civil, Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas do Estado, na qual foi apontado o desvio de recursos federais. O esquema teria funcionado por meio de contrato com a empresa Planning Propaganda e Marketing (PPG).
- Os envolvidos geraram gastos e despesas públicas com a realização de serviços não contemplados nas cláusulas contratuais, em detrimento da adoção do devido e regular processo licitatório - disse o procurador Mark Torronteguy Weber.
A Operação Cartola foi deflagrada em julho de 2011 e envolveu suspeitas em oito prefeituras que tinham contrato com a PPG. ZH não conseguiu contato com Brum e os representantes da agência de propaganda nesta quarta-feira.