
O publicitário Lairson José Kunzler, 68 anos, foi baleado na cabeça em um assalto na zona sul de Porto Alegre. Diretor de Relações com o Mercado da agência Paim Comunicação, ele chegava em casa em um Civic, na Avenida da Cavalhada, quando foi abordado por dois assaltantes, que estariam em uma moto. O crime aconteceu por volta do meio-dia desta segunda-feira.
Kunzler foi socorrido e levado ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre, onde deu entrada às 13h10min. A agência Paim afirma que Kunzler não resistiu ao ferimento e morreu no hospital. O diretor de marketing e negócios, João Batista Cabral de Melo, diz que ele estava chegando para almoçar quando foi surpreendido pelos assaltantes. Logo depois, a filha e o genro chegaram ao local.
- A direção e os sócios (da Paim) estão muito abalados. Era uma pessoa de muito amigos - relata Melo.
Equipes da Polícia Civil buscam pistas dos bandidos. Conforme a delegada Aurea Regina Hoeppel, titular da 6ª Delegacia da Polícia Civil, Kunzler estaria com um malote de dinheiro recém-sacado em uma agência bancária ainda não identificada. O publicitário, de acordo com informações apuradas até o meio da tarde pela investigação, teria acelerado o carro na tentativa de escapar da abordagem.
Na sequência, um dos motoqueiros disparou a arma contra a vítima, e abriu a porta do carro para roubar o malote, com quantia não informada.
- Acho que os assaltantes sabiam que tinha dinheiro com o publicitário e podem ter seguido ele do banco até o local. Estamos buscando digitais no carro e imagens de câmeras para juntar o máximo de informações - afirma a delegada.
O velório será realizado na capela B do Cemitério São Miguel e Almas (Avenida Professor Oscar Pereira). O sepultamento será às 16h desta terça-feira.
Foto: Dulce Helfer, Agência RBS

A morte de Kunzler é o 12º caso de latrocínio registrado no Estado somente em fevereiro. É o número mais alto de mortes em assaltos neste mês pelo menos desde 2002, ano inicial dos dados disponibilizados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-RS).
O publicitário
Conhecido pelo temperamento afável, Lairson José Kunzler, 68 anos, era vice-presidente de relações com o mercado da agência de publicidade Paim, onde era sócio desde 2001. Ingressou na empresa a convite de outros dois sócios, Marcus e Cesar Paim, que o conheciam desde o tempo em que trabalhavam em outra agência da Capital, a Escala, que tinha como cliente a revenda Volkswagen GaúchaCar, criada pelo pai de Lairson, Selvino.
Foi no varejo de automóveis que Lairson iniciou a via profissional. Formado em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), ajudou o pai e irmãos a gerenciar outros negócios familiares como a revenda Fiat Jardim Itália, as locadoras de veículos Auto Locadora Gaúcha e Locarauto, assim como a concessionária de motocicletas GaúchaCross, da marca Honda.
- Foram pioneiras na locação de veículos no Rio Grande do Sul e na GauchaCar ao abrirem também à noite. Era uma pessoa muito afável - relembra o empresário Humberto Ruga.
A partir de sua atuação na Paim, Lairson Kunzler também ganhou destaque em entidades representativas do setor. Era diretor da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) e do Sindicato das Agências de Publicidade do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS).
- Era uma pessoa muito querida no mercado publicitário e tinha muitos amigos. Talvez um dos seus maiores prazeres era almoçar e jantar com amigos. Também era muito apegado à família. Uma figura doce, um cara de bom astral - recorda o diretor de marketing e novos negócios da Paim, João Batista de Cabral Melo.
Lairson Kunzler deixa a esposa Moema e os filhos André, Luciana e Patricia.Confira comunicado de pesar da Paim Comunicação e do Sindicato das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul:
"Os sócios, diretores e equipe da Paim Comunicação estão profundamente abalados e consternados com a brutal e irreparável perda do sócio, diretor, colega e, acima de tudo, amigo Lairson Kunzler. Um homem de caráter irrepreensível, sempre alegre e generoso com todas as pessoas com as quais convivia. Lairson deixa muitas saudades em todos, mas deixa também muitos ensinamentos."
Cesar Paim e equipe Paim Comunicação
"Lairson é uma das figuras mais representativas da propaganda gaúcha. Participava de todos os movimentos do setor, sempre com o espírito conciliador, elegante, positivo. Um profissional muito competente, respeitado e querido de todos nós. Estava sempre à disposição para construir. No Sinapro, atuava como secretário-geral. A propaganda gaúcha perde uma grande profissional e nós perdemos um grande companheiro. Ele é mais uma vítima deste lamentável clima de total insegurança que vivemos."
Delmar Gentil, presidente do Sinapro