[Alt-Text]

Happy x (un)Happy

Aniversário de Porto Alegre tem guerra bem humorada de vídeos; veja

Problemas como obras inacabadas e congestionamentos são mostrados em um vídeo e locais turísticos e aspectos positivos, em outro

26/03/2014 | 17h51
Aniversário de Porto Alegre tem guerra bem humorada de vídeos; veja Reprodução/Reprodução
Produzidos por jovens manifestantes e pela prefeitura de Porto Alegre, vídeos mostram duas realidades da Capital Foto: Reprodução / Reprodução

Os 242 anos de Porto Alegre, comemorados nesta quarta-feira, motivaram um grupo de jovens a criar um vídeo bem humorado que mostra os problemas da cidade, principalmente relacionados a obras inacabadas. Com o título de (un)Happy, ele é uma paródia da canção Happy, de Pharrell Williams, e foi lançado na noite de terça-feira no YouTube.

Clique abaixo e veja o vídeo (un)Happy

Coincidentemente, a prefeitura da Capital estava trabalhando em um projeto semelhante e lançou hoje o vídeo Happy, que enaltece os aspectos positivos da Capital e os pontos turísticos, como o Parque da Redenção, o Museu Iberê Camargo e o Centro Histórico. O coordenador do #POAdigital, Thiago Ribeiro, defende a "batalha" como forma de expressão:

– Outras cidades do mundo, como Buenos Aires, estão fazendo também. Isso tem tudo a ver com Porto Alegre, com o aniversário, é uma "vibe" legal. A música tem uma letra positiva, de coisas bacanas, bonitas. O outro vídeo, por coincidência, entrou e acabou indo para a rede. Eu acho que é muito bom, afinal, é a rede que possibilita expressar muitos pontos de vista.

Clique abaixo e veja o vídeo Happy

Segundo Ribeiro, a produção não teve custos e foi realizada em dois dias com voluntários abordados nas ruas da Capital. A publicitária Letícia Bastos, 23 anos, conta que o (un)Happy levou três semanas para ser concluído e teve o engajamento de jovens que gostam "de protestar com um sorriso na cara":

– Vimos um vídeo de Curitiba com os pontos turísticos, e pensamos que seria legal fazer aqui, só que as partes boas estão tão ofuscadas pelas coisas complicadas que resolvemos fazer o contrário. Juntamos um pessoal envolvido sem ser de uma forma chata, e sim de um jeito leve, divertido, do jeito que o brasileiro gosta. É assim que nos manifestamos, com um sorriso na cara, sambando em cima de uma obra.

A jornalista Jéssica Mazzola, 23 anos, que participou do (un)Happy, fala que os jovens pretendem criar novos vídeos e levar adiante um projeto chamado Porto Alegre (un)Happy:

– Eu saí do Interior, vim para a Capital e me deslumbrei. Com a convivência, comecei a notar problemas, ainda mais para os estudantes. Parece que agora a coisa piorou. A ideia foi mostrar de uma forma humorada, sem criticar nada especificamente. Queremos mudar algo. É pelo bem estar da cidade.

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.