Previsão do tempo

Ciclone se aproxima do RS e traz ventos de 100 km/h para sábado

Sexta-feira amanheceu ensolarada na maior parte das regiões e a máxima deve ser de 34°C

14/03/2014 | 07h24
Ciclone se aproxima do RS e traz ventos de 100 km/h para sábado Diogo Zanatta/Especial
Sexta-feira se inicia com sol em Porto Alegre, onde máxima deve ser de 31°C Foto: Diogo Zanatta / Especial

A sexta-feira amanheceu ensolarada em todo o Rio Grande do Sul. As máximas devem se elevar durante a tarde. Entretanto, uma virada no tempo está prevista a partir do final da tarde, quando um ciclone extratropical se aproxima do Estado. O sistema vem acompanhado de trovoados e rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h a partir da madrugada de sábado.

— O Rio Grande do Sul terá chuva forte, trovoada e rajadas de vento, que podem causar estragos — disse Wesley Ferreira, da Somar Meteorologia.

O ciclone entra no Estado pelo Sudoeste e atinge primeiro a região de Alegrete, Santana do Livramento e Quaraí. Ao longo do sábado, se espalha pelo Interior. Em Porto Alegre, deve ter apenas pancadas de chuva.

Nesta sexta-feira, a madrugada teve temperatura amena. O dia se iniciou com 19°C na Capital e em Torres, além de 20°C em Frederico Westphalen e 12°C em São José dos Ausentes. A máxima deve chegar a 31°C em Porto Alegre, 34°C em São Borja, Alegrete e Uruguaiana, 29°C em Torres e 33°C em Campo Bom.

No domingo, este ciclone deve se transformar em uma frente fria, que trará instabilidade com chance de temporal para a fronteira com o Uruguai. Para as demais regiões, estão previstas pancadas de chuva. A máxima deve ser de 31°C em Porto Alegre.

Um bloqueio atmosférico impede que a frente fria avance em direção ao Paraná e Santa Catarina, deixando o início da próxima semana chuvoso em quase todos os municípios.

VEJA TAMBÉM

     
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.