Da Síria a Crimeia

Dois navios de guerra russos atravessam o estreito de Bósforo rumo à Ucrânia

Embarcações estavam no Mediterrâneo, em águas sírias, e foram convocados para a base naval russa em Sebastopol, principal porto da Crimeia

04/03/2014 | 17h57
Dois navios de guerra russos atravessam o estreito de Bósforo rumo à Ucrânia VIKTOR DRACHEV/AFP
Navio da marinha russa atracado na base naval de Sebastopol, na conflagrada península da Crimeia Foto: VIKTOR DRACHEV / AFP

Dois navios da marinha de guerra russa cruzaram, nesta terça-feira, o estreito de Bósforo na direção do mar do Norte e da Ucrânia, em plena tensão militar com Moscou, informou a imprensa turca.

Segundo a agência de notícias Anatolia, os dois navios - a nave de desembarque Saratov e o navio de assalto Yamal –, que estavam no Mediterrâneo, em águas sírias, foram convocados para sua base naval de Sebastopol na Crimeia, uma província autônoma ucraniana de maioria russófona.

Também nesta terça, a fragata da marinha ucraniana Hetman Sahaidachny atravessou o estreito de Dardanelos rumo ao estreito de Bósforo e ao Mar Negro, acrescentou a Anatolia.

As forças russas se espalharam ao redor da maioria dos locais estratégicos da Crimeia, oficialmente para proteger seus cidadãos, após a destituição do presidente ucraniano pró-Moscou Viktor Yanukovich.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.