Prontos para o frio

Filhotes de pinguins concluem primeira troca de penugem para o inverno, em zoológico da Serra

Aves levam, em média, quatro semanas para a renovação de penas

28/03/2014 | 15h57
Filhotes de pinguins concluem primeira troca de penugem para o inverno, em zoológico da Serra Halder Ramos/Divulgação
Filhotes do Gramadozoo estão prontos para o inverno Foto: Halder Ramos / Divulgação
Filhotes de pinguins estão prontos para enfrentar o inverno. Os animais passam por um processo de troca de penas uma vez por ano, o que deixa a ave mais esbelta.

Em Gramado, na Serra Gaúcha, o Gramadozoo confirmou a troca das penas dos filhotes de pinguins, mas exclarece que os mais velhos ainda não fizeram essa renovação.

— Todos os outros estão prontos. Observamos que os pais cuidaram dos filhotes e, depois, iniciaram a renovação. O pai está terminando e mãe deve iniciar em breve — afirma a técnica em veterinária Christina Regina Capalbo.


Filhote durante o período de troca de penas
Foto: Halder Ramos/Divulgação

A renovação das penas leva, em média, quatro semanas. Durante esse período as aves ficam sem comer e não entram na água. Para que possam aguentar esse tempo, os pinguins ficam mais inchados porque armazenam gordura antes de começar a mudança, conforme Christina.

A técnica em veterinária ainda relata que os animais podem ter uma baixa na imunidade nesse período, por isso, receberam suplementação alimentar e medicação em preparação para a fase de troca.

— Sem a proteção das penas, eles ficam mais suscetíveis ao frio. Além de renovar as penas, a troca é uma preparação para aguentar o inverno — adverte.

VEJA TAMBÉM

     
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.