Literatura no Porto Seco

Imperadores do Samba fecha desfiles no Porto Seco com homenagem ao escritor Luis Fernando Verissimo

O cronista participa tímido do desfile da escola e recebe aplausos do público

02/03/2014 - 05h29min
Imperadores do Samba fecha desfiles no Porto Seco com homenagem ao escritor Luis Fernando Verissimo Félix Zucco/Agencia RBS
Luis Fernando Verissimo apareceu no último carro da Imperadores Foto: Félix Zucco / Agencia RBS  

"Verissimo é o nosso Carnaval", anuncia o samba-enredo da Imperadores do Samba, última escola a desfilar no Porto Seco neste domingo que homenageia o cronista gaúcho Luis Fernando Verissimo. Com as cores vermelho e branco, a escola entrou na passarela às 4h20min, animando o público na arquibancada.

O escritor de 77 anos apareceu no último carro alegórico com a timidez já característica e recebeu aplausos de quem assiste ao desfile. Pouco se movimentou e não cantou o samba-enredo, mas demonstrou simpatia ao acenar para o público ao longo de toda a avenida.

O escritor já havia sido homenageado outras vezes no Carnaval, mas nunca tinha desfilado. Ao descer do carro, no fim do desfile, falou pouco com a imprensa, mantendo sua fama de tímido. Disse que estava emocionado, que teve um pouco de receio de ficar no alto do carro no começo, mas depois gostou da experiência. Saudada pela torcida com gritos de "é campeão", a Imperadores encerrou os desfiles do grupo especial com boas chances de conquistar o campeonato.

Um do elementos que seria utilizado pela comissão de frente da escola teve problemas e acabou não sendo usado. Por duas vezes a bateria fez paradas deixando o plateia cantar o samba. É a escola que mais empolgou o Porto Seco e faz um bom desfile.

O enredo viajou pelas principais obras de Verissimo, como O Analista de Bagé, a Velhinha de Taubaté e Ed Mort e também passagens da vida do escritor, entre elas os Estados Unidos, de onde trouxe a paixão pelo jazz e pelo saxofone. Veja o trecho do samba composto por Andy Lee, Roberto Nascimento e Victor Nascimento:

"Lindaura foi buscar o Analista de Bagé
Pra resolver o causo da Velhinha de Taubaté
Ed Mort viu nas cartas de Dorinha
Que as Cobras quem diria fazem parte da Família"

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.