Combate ao crime organizado

Ocupação do Complexo da Maré pela PM do Rio de Janeiro deve ocorrer na madrugada de domingo, diz jornal

Segundo O Globo, cerca de mil policiais militares irão adentrar nas 16 favelas

28/03/2014 | 11h25
Ocupação do Complexo da Maré pela PM do Rio de Janeiro deve ocorrer na madrugada de domingo, diz jornal Fernando Gomes/Agencia RBS
Policiais militares e Exército já patrulham ruas do complexo Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS

A ocupação do Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, deve ter início na madrugada de domingo, segundo informações do jornal O Globo. Serão mobilizados cerca de mil homens da Polícia Militar (PM) para adentrar nas 16 favelas que formam a região, uma das mais conflagradas pelo crime organizado e comandada pelo Comando Vermelho.

A ocupação da PM vai antecipar aquela que será feita pelo Exército e que deve acontecer dia 7. As Forças Armadas pretendem colocar 4 mil militares na operação.

Enquanto isso, a grande novidade na mais recente cruzada das autoridades de segurança contra o crime organizado no Rio é que a Polícia Federal (PF) usou um drone, veículo aéreo não-tripulado com câmera, para monitorar os passos do traficante Marcelo Santos das Dores, chefe de uma das facções do Complexo da Maré.

Conhecido como Menor P e líder do Terceiro Comando Puro (TCP), ele foi preso em Jacarepaguá, um bairro da Zona Oeste, embora dominasse favelas da Zona Leste. Menor P, um ex-paraquedista com fama de torturar até a morte os desafetos, foi seguido várias vezes pelo avião. O drone monitorava o veículo no qual o traficante se deslocava e, com isso, descobriu inclusive seu esconderijo, em um edifício de luxo em Jacarepaguá.

O drone será usado também na ocupação do conjunto das favelas do Complexo da Maré, cujo controle atual está em poder de traficantes do TCP e seus rivais do Comando Vermelho. E por que os policiais revelam isso? Para alertar os traficantes de que é hora de desistir — e evitar um banho de sangue indesejado.

VEJA TAMBÉM

     
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.