Nova estação

Outono começa com tempo firme e queda nas temperaturas no RS

Primeiro fim de semana da estação pode deixar os termômetros abaixo dos 5°C

Atualizada em 20/03/2014 | 07h2620/03/2014 | 06h50
Outono começa com tempo firme e queda nas temperaturas no RS Diogo Zanatta/Especial
Porto Alegre amanheceu com 19°C nesta quinta-feira Foto: Diogo Zanatta / Especial

Após dois dias de intensos temporais, a chegada do Outono, com o afastamento de uma frente fria, deixa o tempo mais firme no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. À tarde, a chuva que atingiu as regiões Sul, Norte e Campanha no início da manhã deve dar lugar a uma forte nebulosidade.

Segundo a meteorologista Patrícia Vieira, da Somar, uma massa de ar frio deve começar a provocar um declínio acentuado nas temperaturas pelo Estado. A máxima chega aos 27°C em Porto Alegre.

— O frio de outono se apresenta já neste final de semana, quando uma massa de ar frio atinge os gaúchos em cheio. Para o domingo, são esperadas mínimas na casa dos 5°C na Serra e Campanha, e abaixo dos 10°C na Região Metropolitana — afirma Patrícia.

A nova estação começa às 13h57min. A mínima no Estado chegou aos 14,2°C em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra. Rio Grande, na região Sul, foi a cidade em que  mais choveu neste amanhecer, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com 10 mm.

Embora a previsão aponte para a estabilização do tempo no RS, o Inmet mantém o alerta para condições favoráveis à "ocorrência de chuva moderada a forte, descargas elétricas e rajadas de vento ocasionais em áreas isoladas no norte do Rio Grande do Sul".

Previsão para o RS:

— Capital: Dia com chuva, sendo mais intensa e generalizada pela manhã. Temperatura entre 19°C e 27°C

— Pelotas: Dia com chuva, sendo mais intensa e generalizada pela manhã. Temperatura entre 18°C e 25°C

— Caxias do Sul: Dia com chuva, sendo mais intensa e generalizada pela manhã. Temperatura entre 18°C e 24°C

— Santa Maria: Dia com chuva, sendo mais intensa e generalizada pela manhã. Temperatura entre 18°C e 28°C.

— Litoral: Dia com chuva, sendo mais intensa e generalizada pela manhã. Temperatura entre 22°C e 25°C em Tramandaí. Mar extremamente agitado com ondas de mais de 2m de altura nas praias do Litoral Sul e acima dos 3m em alto-mar. A combinação de equinócio (entrada do outono e maior maré astronômica do ano) e Lua Cheia deverá gerar ressacas nesta quinta-feira.

VEJA TAMBÉM

     
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.