Violência

Rio Grande do Sul registra 29 homicídios em cinco dias do feriadão de Carnaval

Terça-feira registrou cinco mortes. Na sexta-feira, o dia mais violento, oito pessoas foram assassinadas

Atualizada em 04/03/2014 | 22h3404/03/2014 | 19h34
Rio Grande do Sul registra 29 homicídios em cinco dias do feriadão de Carnaval Luiz Armando Vaz/Agencia RBS
Triplo homicídio no Morro Santa Teresa Foto: Luiz Armando Vaz / Agencia RBS

Em cinco dias de feriadão de Carnaval, foram registrados pelo menos 29 homícidios no Rio Grande do Sul. A contagem inclui crimes ocorridos entre o meio-dia de sexta-feira e e o fim da noite desta terça-feira. Sexta-feira foi o dia mais violento, com oito pessoas assassinadas.

Por volta das 17h desta terça-feira. Edson Fabiano Rocha Severino, 19 anos, foi morto por quatro tiros no tórax em Erechim. Ele caminhava no bairro onde morava, o Progresso, na rua San Roque, quando foi abordado por homens dentro de um carro. O passageiro sacou uma arma e disparou contra a vítima, que morreu no local.

No domingo passado, Severino já tinha registrado ocorrência por tentativa de homicídio. A polícia desconfia que o grupo que tentou matá-lo no domingo seja o autor do assassinato. Segundo a Brigada Militar, possivelmente o crime teria sido motivado por acerto de contas.

Terça-feira

PORTO ALEGRE - Um jovem foi morto a tiros no fim da tarde desta terça-feira, no bairro Bom Jesus, na zona leste de Porto Alegre. De acordo com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), o nome da vítima é Régis da Silva, que não teve idade confirmada. A Brigada Militar foi acionada por moradores e, em seguida, uma viatura localizou a vítima caída na Rua Santa Isabel. Conforme os policiais do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o homem aparentava ter cerca de 20 anos e era branco. Ele morreu com a mão na arma que trazia na cintura, um revólver calibre 38. A Polícia Civil investiga o crime e, até a noite, não tinha suspeitos pelo homicídio.

ERECHIM - Um jovem foi morto na tarde desta terça-feira em Erechim, no norte do Estado. O crime aconteceu no bairro Progresso por volta das 17h. Segundo a polícia, Edson Fabiano Rocha Severino, de 19 anos, estava na rua quando foi atingido por disparos de arma de fogo. Ele tentou pedir socorro na casa onde morava, mas não resistiu aos ferimentos. A polícia ainda não tem suspeitos para o crime.

SANTO CRISTO - Um jovem de 22 anos foi morto a facadas após sair de uma festa de carnaval em Santo Cristo, no noroeste do Estado. Artur Schnorrenberger de Oliveira foi atacado, por volta das 4h desta terça-feira, após se afastar do local da festa, em uma área com muitas árvores. Uma mulher de 33 anos estava com a vítima no momento do crime e disse a Brigada Militar que Artur tentou defendê-la de um possível estupro quando levou uma facada no peito. Segundo a polícia, o suspeito fugiu e os dois foram pedir socorro a uma viatura da Brigada, na avenida principal da cidade. A vítima foi levada até o hospital ainda consciente, mas não resistiu. A Polícia Civil vai investigar o caso.

ALVORADA - Uma menina de 14 anos foi assassinada nesta terça-feira em Alvorada. A menina era usuária de drogas e seria garota de programa. Ela foi afogada na Lagoa do Cocão. A vítima foi identificada como Brenda de Oliveira Santos.

GRAVATAÍ - Um homem foi morto no final da manhã no Rincão da Madalena. Jair Junior dos Santos Lopes, de idade não confirmada, estava em casa na rua Bom Jesus com a namorada. Três homens com capa de chuva chamaram ele. Ele foi até a frente da residência e foi morto com 3 tiros no pátio. Quando a namorada saiu os atiradores já haviam fugido. A vítima não tinha antecedentes.

Segunda-feira

SÃO LEOPOLDO - Um homem de 33 anos foi morto na noite desta segunda-feira, na Avenida João Corrêa, no bairro Vicentina, em São Leopoldo. A vítima foi identificada como Jarbas Saey Silveira. A Brigada Militar foi chamada ao local por volta das 20h e encontrou Silveira caído em via pública, com ferimentos causados por tiro de arma de fogo no tórax. O homem foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Centenário, mas chegou sem vida. O autor do disparo não foi localizado.

TRAMANDAÍ - Um homem de 30 anos foi assassinado na manhã desta segunda-feira em Tramandaí, no Litoral Norte gaúcho. O crime ocorreu por volta das 7h. De acordo com a polícia, jeferson samir conceição nunes, filho de militar aposentado, dirigia o carro na Av. João de Magalhães, quando levou cinco tiros de Cristian Robert Duarte Alves, de 25 anos. O motivo do crime seria passional. Em depoimento à polícia, o suposto autor dos disparos disse que há alguns anos havia dado carona para a ex-mulher da vítima e que, desde então, tem sofrido ameaças de morte. Por esse motivo, alegou Cristian, Jaferson foi assassinado. No carro da vítima foi encontrada uma Certidão de Nascimento, em que Jeferson assinava como pai. O documento foi registrado há cinco dias. Cristian foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Tramandaí e, em seguida, será conduzido ao presídio da região.

CORONEL BICACO - Um homem foi morto a facadas na madrugada desta segunda-feira pelo filho, em Coronel Bicaco, município com menos de 8 mil habitantes, localizado noroeste do Estado. De acordo com os policiais, o crime ocorreu na residência onde o homem morava. Segundo a polícia, a vítima, de 53 anos, CUJO NOME NÃO FOI REVELADO, foi atingida com um golpe de facão na região do tórax. O autor do crime já se apresentou à Polícia.

Domingo

CAXIAS DO SUL - Um homem identificado como Maicon de Matos Freitas, de 28 anos, foi morto pelo próprio irmão, em Caxias do Sul, na noite deste domingo. Conforme a Brigada Militar, o crime ocorreu por volta das nove da noite na casa onde a vítima morava, na rua Procópio Silvestri de Abreu, bairro Esplanada. De acordo com testemunhas, os irmãos teriam tido um desentendimento. Maicon foi atingido por golpe de faca no peito e morreu no local. O irmão de 23 anos, que ainda não teve o nome divulgado, fugiu. A vítima já possuía antecedentes e estava em liberdade provisória.

BENTO GONÇALVES - Um homem de 24 anos foi encontrado morto no bairro Municipal, em Bento Gonçalves, na serra gaúcha, por volta das 21h deste domingo. De acordo com a polícia, LUCAS BAGISTON teria sido atingido com três tiros em uma via pública. Ele seria morador do bairro. A polícia ainda não tem pistas sobre possíveis suspeitos e motivação para o crime.

GRAVATAÍ - Eusélio Melo Barbosa, morto a tiros no rincão da Madalena por volta das 15h deste domingo.

PORTO ALEGRE - Evandro Rafael da Silveira Picaz, de 24 anos, foi morto na Rua do Pescador, em frente ao 135, na Ilha das Flores, por volta das 14h30min. Tiro na cabeça.

LAJEADO - A suspeita é que uma briga entre amigos tenha resultado na morte de Gilmar de Paula Neto dos Santos, 29 anos, que foi esfaqueado por volta das 3h30min deste domingo. O suposto autor do crime, um jovem de 25 anos, foi preso em flagrante. Pouco antes, por volta das 2h, um tiroteio registrado no Centro do município terminou na morte de Ricardo Fischer, 24 anos, e deixou Cristiano Hoffmeister, 21 anos, gravemente ferido. Ambos foram encaminhados ao hospital, mas Fischer não resistiu e a outra vitima segue internada na UTI do Hospital Bruno Born. Não se tem informações das circunstâncias e de envolvidos no tiroteio.

PORTO ALEGRE - A 2ª DHPP investiga as circunstâncias de um homicídio ocorrido na noite deste sábado nas proximidades do Parque da Redenção. Por volta das 21h30min, Eder Jofre Dávila Romeiro, de 28 anos, teria chegado a uma banca de revistas que fica na esquina da Avenida João Pessoa com a Rua da República, pedindo por ajuda. De acordo com a Polícia Civil ele teria saído do parque ferido, gritando que havia sido vítima de um assalto. Ferido por uma facada na axila direita, ele foi socorrido pelo Samu e levado ao HPS da Capital, onde faleceu por volta da 1h de domingo.

Sábado

CACHOEIRINHA - Um homem de 52 anos foi morto com disparos de arma de fogo por volta da 1h40min de sábado na Rua Espírito Santo, próximo ao número 1218, bairro Nova Cachoeirinha, em Cachoeirinha. Uma pessoa em uma moto teria sido quem atirou. A vítima, que não foi identificada, morreu no local.

PORTO ALEGRE - Sérgio Leandro Porto, de 36 anos, foi morto a tiros na manhã deste sábado na Rua Ernesto Pelanda, no Bairro Vila Jardim. O crime aconteceu por volta da 8h30min dentro do bar do qual era dono. Conforme o delegado João Paulo de Abreu, a vítima teria sido atingida por ao menos sete disparos. Dois homens armados em uma moto teriam chegado ao local e executado Sérgio, que era detento e usava uma tornozeleira eletrônica.

LAJEADO - Neste sábado ocorreu um homicídio no bairro Jardim do Cedro. De acordo com a Polícia Civil, Jorge Rodrigues dos Santos, 33 anos, foi encontrado morto, por volta de 12h30min, em um terreno baldio. O corpo apresentada diversas facadas, mas não há informações das circunstâncias do homicídio.

PORTÃO - Homem foi morto enquanto almoçava em um bar da cidade de Portão no início da tarde deste sábado. Por volta das 13h, Jocelito Rodrigues, de 42 anos, almoçava no Bar do Lírio, na rua Nilo Pereira Martins, quando um homem armado entrou e disparou cinco tiros contra ele. A vítima morreu no local. A polícia ainda não tem suspeitos.

PORTO ALEGRE - O corpo de um homem foi encontrado por volta das 3h30 no bairro Cristal, zona sul de Porto Alegre. A vítima estava sendo perseguida por três homens e na entrada da ARAPEÍ foi atingida por 12 tiros.O homem foi identificado como Isac Hilário da Silva Junior, 23 anos. Conforme a Polícia, ele estaria traficando no local. Outro homem ficou ferido e está hospitalizado.

PORTO ALEGRE - Homem foi morto na entrada de posto de saúde na manhã deste sábado em Porto Alegre. O caso ocorreu na Lomba do Pinheiro. A vítima foi idemtificada como Fabrício Vargas, de 23 anos. Conforme a Polícia Civil, ele tinha antecedentes criminais.

Sexta-feira

PELOTAS - Um homem foi morto na noite desta sexta-feira em Pelotas, na zona sul do Estado. De acordo com a Brigada Militar, luís Otávio Ávila de Freitas, de 19 anos, foi executado com vários tiros no rosto. Ele tinha várias passagens pela polícia. Ninguém foi preso.

LAJEADO - Na noite de sexta-feira, por volta das 18h45min, Roseli da Silva, 38 anos, foi alvejada com pelo menos cinco disparos de arma de fogo, no bairro Morro 25. Ela morreu na hora.

TAQUARA - Um homem foi encontrado morto em uma rua de chão batido no Balneário João Martins Nunes, em Taquara, na noite de sexta-feira. A BM recebeu o chamado por volta das 20h15min. De acordo com a polícia, a vítima, que ainda não foi identificada, mas que aparenta ter entre 20 e 25 anos, teria levado cerca de 10 disparos pelo corpo. A princípio, foram utilizadas duas armas: uma pistola e uma espingarda calibre 12. Não se sabe a causa do crime.

PORTO ALEGRE - Por volta das 19h15min desta sexta-feira, um taxista, identificado como Rodolfo Endrigo Ribas Silva Oliveira, de 27 anos, e o passageiro do veículo, Cássio Daniel Oliveira da Silveira, que seriam primos, foram mortos a tiros na Rua Alberto Viana Rosa, Bairro Morro Santana. Informações da Brigada Militar é de que não se trata de um latrocínio. Seria algum tipo de acerto de contas. Equipe da 1ª DHPP ainda se deslocando para o local e não descarta a possibilidade do roubo com morte.

PORTO ALEGRE - A Brigada Militar ainda não tem muitas informações. Houve um triplo homicídio próximo à Uniritter, na Capital, há cerca de uma hora. De acordo com a indicação deles, subindo a Rua Orfanotrofio em direção ao campus, no meio da lomba à esquerda, qualquer uma das três ruas levam ao local do crime. Equipe no local. As vítimas ainda não foram identificadas.

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.