Assassinato na Capital

Sindicato defende suspensão de aulas práticas de direção à noite

Morte de instrutor em Porto Alegre abre discussão sobre efetividade da lei que obriga sessões noturnas em autoescolas

27/03/2014 | 11h27
Sindicato defende suspensão de aulas práticas de direção à noite Félix Zucco/Agencia RBS
Carro da autoescola foi encontrado na vila Cefer, na zona leste de Porto Alegre Foto: Félix Zucco / Agencia RBS

O Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Rio Grande do Sul (SindiCFC) encampou, nos últimos anos, a suspensão da resolução publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 2010 que obriga a realização de 20% das aulas práticas de direção à noite.

Leia mais
Instrutor de autoescola é baleado na cabeça durante assalto
Carro é encontrado e polícia busca imagens que auxiliem na investigação
"Em 90% dos locais de prova não há policiamento", diz proprietário de CFC

Às 21h de quarta-feira, o instrutor de autoescola Rodrigo Turco Russo foi baleado na cabeça após assalto durante uma sessão de treinamento no bairro Intercap, em Porto Alegre. Ele morreu horas depois, no hospital.

Para o presidente do SindiCFC Edson Cunha, a implantação dos simuladores nos centros de formação seria suficiente para substituir as aulas na rua em períodos mais escuros. Segundo ele, há um projeto pronto para ser votado no Congresso para retirar a resolução 347/2010.

— É lamentável (a morte de Rodrigo). As ruas no bairro Intercap são escuras, há insegurança. As aulas noturnas deveriam ser eliminadas e substituídas pelos simuladores, que possuem essas situações — diz Cunha.

Proprietário da rede de CFCs Atlântica, José Paulo Rasch também apoia a ideia. Ele recorda diversos assaltos casos de assaltos a instrutores e alunos no bairro Intercap. No ano passado, um veículo de sua frota foi roubado na região em plena luz do dia.

— Quatro horas noturnas não levam a nada. O que eu vou dizer agora para os alunos? A família do rapaz (Rodrigo) está arrasada — afirma Rasch.

Veja o local onde ocorreu o assalto:

VEJA TAMBÉM

     
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.