Dedos cruzados

Webnovela de escola de Campo Bom é finalista de prêmio da Microsoft

Vencedores serão anunciados nesta sexta-feira, na Espanha

13/03/2014 | 20h08
Webnovela de escola de Campo Bom é finalista de prêmio da Microsoft Charles Dias/Especial
Estudantes de Campo Bom participam de todas as etapas de produção de uma webnovela Foto: Charles Dias / Especial

Os alunos da Escola Municipal Santos Dumont estão com os dedos cruzados. Depois de passar por todas as etapas da produção de uma webnovela, a obra "Talvez um dia" é finalista da etapa mundial do prêmio Educadores Inovadores, realizado pela Microsoft. Os vencedores serão anunciados nesta sexta-feira, em Barcelona, na Espanha.

A novela foi produzida por alunos entre 10 e 14 anos e chegou à etapa mundial do concurso após vencer a etapa nacional.

O que faz os professores do município de 60 mil habitantes no Vale do Sinos estarem entre os mais inovadores do país, disputando com grandes metrópoles? Um dos ingredientes desta receita de sucesso é a rede pública gratuita de internet sem fio, que foi implantada em toda a cidade há quatro anos.

Com isso, o universo digital chegou a uma parcela da população que enfrentaria dificuldades para viver uma revolução normalmente restrita aos que podem pagar. Além disso, os professores receberam carta branca da prefeitura para criar e buscaram ideias conectadas com o mundo dos jovens.

Um dos responsáveis pelo projeto, o professor de matemática Cleiton Backes percebeu no gosto dos alunos a chance de criar um projeto inovador:

— Vi que eles gostavam de novelas como Malhação e Rebelde e surgiu a ideia. Não podemos bater de frente com eles, proibindo o celular, por exemplo. O processo tem que ser contrário, precisamos fazer com que os conteúdos sejam mais interessante — afirma.

VEJA TAMBÉM

     
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.