Igreja em festa

Católicos de Áurea inauguram estátua de São João Paulo II

Capital da imigração polonesa do Brasil se mobilizou para celebrar a canonização do pontífice

26/04/2014 | 12h46
Católicos de Áurea inauguram estátua de São João Paulo II Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro/Divulgação
Estátua será fixada em frente à Igreja Nossa Senhora do Monte Claro Foto: Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro / Divulgação

É costume dos católicos usar imagens para representar os seus santos de veneração. Em Áurea, município do noroeste gaúcho que é considerado a capital nacional da imigração polonesa, o Papa João Paulo II, canonizado neste sábado, ganha uma estátua inaugurada no mesmo dia em que o pontífice entra para o rol dos santos.

Karol Józef Wojtyla, o João Paulo II, que morreu em 2005 e comandou a Igreja a partir de 1978, nasceu em Wadowice, na Polônia, e foi eleito para o pontificado quando comandava a Arquidiocese de Cracóvia. O parentesco étnico e cultural sempre motivou um carinho especial dos descendentes de poloneses do Estado pelo falecido papa.

Leia também

> Em decisão salomônica, Francisco canoniza João Paulo II e João XXIII
> Rosane Tremea: Cracóvia está em festa
 

— A ideia (de fazer a estátua) surgiu da comunidade, veio das famílias de Áurea. Vamos dar um sinal de que estamos em sintonia com a Polônia, fazemos parte dessa cultura — diz o padre Claudino Talaska, pároco da Igreja Nossa Senhora do Monte Claro.

Ele próprio um descendente de imigrantes poloneses, o padre Claudino, natural de Erval Grande, atua em Áurea há dois anos e diz que admira o papel de João Paulo II na história da Igreja.

— Para mim, ele foi um grande missionário, porque foi o primeiro papa a sair do Vaticano e visitar os países. Ele é o papa do perdão, da misericórdia, porque pediu perdão por erros da Igreja — afirma o presbítero.

A imagem de João Paulo II, de acordo com o padre Claudino, foi fabricada em fibra de vidro, em Toledo, no Paraná, e ficará exposta em frente à igreja, na área central da cidade. A cerimônia de bênção e inauguração da estátua ocorrerá no início da noite deste sábado, em missa festiva presidida pelo bispo de Erechim, Dom José Gislom, a partir das 19h deste sábado.

VEJA TAMBÉM

     
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.