Sob vigilância

Snowden pede novas regras para impedir abusos da NSA

O ex-consultor acredita que este é um problema internacional

08/04/2014 | 15h12
Snowden pede novas regras para impedir abusos da NSA FREDERICK FLORIN/AFP
Edward Snowden alerta para perigos internacionais na vigilância da NSA Foto: FREDERICK FLORIN / AFP

O ex-analista da inteligência Edward Snowden defendeu nesta terça-feira novas normas internacionais para evitar abusos por parte da NSA e para que o monitoramento de dados não se generalize em todo o mundo, durante uma audiência no Conselho da Europa.

O ex-consultor da agência de inteligência americana NSA foi interrogado por vídeoconferência a partir de Moscou, onde está refugiado, por membros da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, uma organização pan-europeia de vanguarda na defesa dos direitos humanos.

Leia todas as notícias sobre Edward Snowden

— Temos a obrigação de desenvolver regras internacionais para evitar uma banalização de tais abusos —, disse ele sobre os programas de vigilância em massa das telecomunicações pela NSA.

— Não se trata de problema apenas americano, ou contra a UE, mas um problema internacional —, considerou.

A NSA desenvolveu algoritmos para identificar "pessoas de interesse", isto é, que deveriam ser observadas, — ainda que não forem suspeitas de qualquer crime —, disse ele.

— Isso torna as pessoas culpadas por associação —, sem ter conduzido um inquérito sobre elas, acrescentou, dizendo que isto era uma — violação dos direitos humanos —.

Após as revelações de Edward Snowden, Barack Obama iniciou em meados de janeiro uma reforma dos programas de vigilância eletrônica dos Estados Unidos, sem questionar o princípio da coleta de dados em massa pela NSA.

Nesta terça-feira, o Tribunal de Justiça de Luxemburgo impôs uma revisão da legislação europeia relativa à conservação de dados pessoais (telefone e comunicações eletrônicas) usada para combater o crime organizado e o terrorismo, que é considerada necessária, mas desproporcionada e demasiado intrusiva.

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.