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Cores intensas, como azul e amarelo, dourado, tecidos, franjas e animal print são algumas das estampas que vão ser tendência na próxima coleção primavera/verão. Isso é o que se vê nos estandes do Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC). A feira, realizada até esta quarta-feira em Gramado reunindo cerca de 350 empresas, responsáveis por 1,5 mil marcas, antecipa as tendências das estações mais quentes do ano.
Inspirados no que já calça os pés das europeias e das americanas e com influência marcante dos anos de 1990, os calçados têm como novidade a mistura de textura e o conforto quase que absoluto. Prova disso são os saltos gladiadores, aqueles mais grossos e que dão mais estabilidade a passada das mulheres, que chegam com força.
As rasteiras permanecem em alta. As franjas, presentes na última coleção, seguem em evidência, assim como as estampas de animais. Agora, entretanto, vêm como detalhe e não mais envolvendo o sapato inteiro. Segundo o estilista e diretor dos Calçados Bebecê, Arnaldo Moraes, a nova vedete dos calçados femininos são as estampas de cobras.
- A moda primavera/verão traz a elegância para os pés. A mistura de materiais, como tecidos, lonas e couro, também vai estar em alta - acrescenta Moraes.
A ousadia e a mistura marcam as coleções dos sapatos masculinos. Cores fortes, floral, texturas diferentes misturadas, jeans e bicos mais alongados são tendências para calçar os pés dos homens brasileiros, que diferentemente dos europeus, ainda são resistentes a mudanças de estilo. Para o designer de produto da paulista Rafarillo, Marcelo de Paula, é uma questão de tempo para que haja essa mudança cultural.
- O mais importante é o homem ver que ele gosta de cores diferentes, que há algo belo no vermelho, no azul, no estampado - afirma.
Pouco espaço lá fora reforça consumo local
Em 30 mil metros quadrados de área, a SICC reúne 84% das produtoras de sapatos do país. Exclusiva para lojistas, é considerada estratégica para quem está focado no mercado. Na busca de um lugar no mercado internacional, depois que os chineses conquistaram espaço, as empresas nacionais seguem focadas no consumidor interno e garantem sapatos confortáveis e com estilo.
Especializada em sandálias de luxo, a Indaiá, de Morro Reuter, pretende conquistar novos consumidores da moda de alto padrão. Para isso, traz como novidade sandálias com pedrarias exclusivas, texturas diferenciadas e o investimento em modelos artesanais.
- Entramos no mercado em 2009 e queremos crescer - afirma a diretora Janessa Indaiá.
Foto: Charles Dias, Especial
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Entre estrangeiras, destaque para as chinesas
São poucas as marcas estrangeiras presentes no Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), em Gramado. Entre elas, as chinesas se destacam. A marca Moon City, que fabrica calçados no país com peças vindas da Ásia, participa da feira há uma década.
A gigante 361º chega ao Brasil com produtos esportivos trazidos da unidade do Vietnã. Com faturamento próximo de US$ 1 bilhão, a marca chinesa almeja conquistar o gosto do público A/B e do atleta amador, visando também a Olimpíada 2016, no Rio.
A italiana Diadora, que volta ao mercado brasileiro com produção local após firmar parceria com a gaúcha Dilly Sports, traça um novo foco de atuação. Mesmo oferecendo uma cartela completa em artigos esportivos, a marca investe forte no tênis de corrida.
Foto: Charles Dias, Especial
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* Zero Hora