
As tarifas das linhas de ônibus da Região Metropolitana serão reajustadas em 3,52% nesta segunda-feira (12/05). O reajuste é válido para 22 empresas de transporte intermunicipal dos 32 municípios da Grande Porto Alegre. O cálculo realizado pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agergs) levou em consideração a recuperação de índices, a revisão de aproveitamento econômico do sistema e a consideração de viagens expressas necessárias para operação.
Segundo Oscar Escher, superintendente da Metroplan, essa revisão nas tarifas ocorre neste momento por causa da redução de 4,69% nos valores dos trajetos entre as cidades da Região Metropolitana feita no ano passado pela Agergs.
- Foi um reajuste equivocado. Na época era defendido o aumento de 1,74% para evitar reajustes posteriores - diz Escher.
Em julho, está prevista outra atualização tarifária. Segundo Marcus Damiani, diretor de transporte metropolitano da Metroplan, o aumento estará relacionado ao data-base das empresas de ônibus, que acontece anualmente.
- Nesse futuro reajuste serão levados em conta custos como o aumento salarial, preço do óleo diesel e a manutenção dos veículos - explica Damiani.