Ainda há previsão de chuva ao longo desta segunda-feira nas regiões Centro e Leste do Estado. Mas, a partir de terça-feira, a chuva dará uma trégua aos gaúchos, quando o tempo firme vem acompanhado de frio intenso, registrando até mesmo temperaturas negativas no Rio Grande do Sul.
Leia todas as notícias sobre a chuva
#chuvanoRS: envie fotos e relatos pelas redes sociais
Mande fotos e vídeos pelo Whatsapp da ZH: (51) 9667-4125
Na quinta-feira, a instabilidade que vem da fronteira entre Paraguai e Argentina se espalha por todo o Rio Grande, o que favorece a formação de chuva. De acordo com a Somar Meteorologia, neste momento o tempo instável fica concentrado na região devido a um bloqueio formado na Amazônia, que impede que o sistema se espalhe para o resto do país, concentrando todas as nuvens no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina e do Paraná.
A chuva deve se intensificar a partir de sexta-feira. Porém, diferente da semana passada, quando a tempestade atingiu a metade norte do Estado, desta vez será a metade sul que irá sofrer com os altos acumulados. Segundo a Somar, fica o alerta para todo o Estado de fortes chuvas se aproximando no final da semana. Durante o período de chuvas, os termômetros sobem em todas as regiões.
A partir de domingo, a tempestade deve se amenizar, dando espaço a uma massa de ar polar. A partir da próxima semana as temperaturas chegam a 5°C e, em algumas cidades, os termômetros estarão negativos e boa parte do Estado registrará menos de 0°C.

Chuva forte durante esta madrugada
Durante esta noite, diversos municípios registraram chuva forte. O maior acumulado registrado entre as 21h desse domingo e as 9h desta segunda-feira foi observado em Santa Vitória do Palmar, no Sul, que registrou 36,5mm. Santa Maria, na região central, registrou acumulados de até 35,4mm, e Canguçu, na Serra do Sudeste gaúcho, 31,8mm. Gramado, na Serra, também teve chuva intensa, registrando 20,7mm durante a madrugada, assim como Passo Fundo, também no Sul, onde o acumulado chegou a 12,3mm. No geral, os números de acumulados caíram em todo o Estado em relação aos últimos dias, quando o Rio Grande do Sul viveu a segunda pior enchente dos últimos 30 anos.
Em relação às temperaturas, a cidade que registrou mais frio foi Uruguaiana, na Fronteira Oeste, onde os termômetros marcaram 6,7°C na madrugada. São José dos Ausentes, uma das cidades mais geladas da Serra, marcou 6,9°C. Vacaria registrou temperaturas de 8°C.
Os ventos oscilam entre moderados a fortes e as maiores rajadas foram registradas no Chuí, na fronteira com o Uruguai, com 65,5 km/h. Em Canguçu, a velocidade registrada foi de 63,4km/h, em Cruz Alta foi de 62,2 km/h e em Soledade foi de 62,3 km/h.
Leia mais sobre a enchente
Cai para 7,6 mil o número de pessoas fora de casa devido à chuva no RS
Chuva persiste em regiões gaúchas nesta segunda-feira
Alagamento desabriga moradores em Iraí
Nasa reconhece chuva de Santa Catarina como a segunda maior do mundo
Porto Alegre nesta segunda-feira
A capital dos gaúchos amanhece com chuva forte nesta segunda-feira, e temperatura na casa dos 13ºC. Durante a tarde, inclusive durante o jogo entre Alemanha e Argélia, às 17h, no Estádio Beira Rio, ainda deve haver chuva. A instabilidade só deve dar uma trégua ao Estado na terça-feira.
Terça-feira
O sistema se afasta por completo para o oceano, levando a chuva para longe do Estado. Com isso, uma massa de ar seco, de origem polar, ganha força sobre o Rio Grande do Sul. Pela manhã serão registradas temperaturas baixas e há risco de geadas em diversos municípios. Ao longo da tarde o sol aparece, mas mesmo assim os termômetros não sobem muito e a sensação segue mais amena.
Porto Alegre: O dia ainda terá tempo nublado e com chuva pela manhã. À tarde, a chuva perde força e o sol volta a aparecer. Mínima de 10°C e máxima de 18°C.
Pelotas: Tempo úmido e nublado pela manhã, porém sem chuva. Ao longo da tarde o sol aparece entre nuvens. Mínima de 10°C e máxima de 16°C.
Caxias do Sul: Sol e tempo firme. Mínima de 4°C e máxima de 17°C.
Santa Maria: Sol entre nuvens e sem previsão de chuva. Mínima de 5°C e máxima de 16°C.
Santa Rosa e Uruguaiana: Sol entre nuvens e sem previsão de chuva. Durante a madrugada e pela manhã, há risco de gear. Mínima de 3°C e máxima de 17°C.
Litoral: O dia ainda terá tempo nublado e chuva pela manhã. À tarde, a água perde força e o sol volta a aparecer. Mínima de 12°C e máxima de 15°C. A agitação marítima diminui e as ondas não passam dos 1,3m. Em alto mar, os ventos continuam soprando com forte intensidade e as ondas podem passar dos 3,0m.
Leia sobre os estragos nas estradas
Ponte Iraí-Palmitos entre RS e SCé liberada para o tráfego
EGR prevê liberação da RSC-287 até o fim desta segunda-feira
RS tem 17 bloqueios em estradas em função da chuva no RS
Quarta-feira
O frio persiste e ainda há o risco para geadas em diversas cidades. Em alguns municípios da Serra, os termômetros podem registrar temperaturas negativas. Pela tarde, mesmo com predomínio de sol em grande parte do Estado, as temperaturas serão amenas. Não há previsão de chuva.
Ao longo da noite, novas instabilidades vindas da Argentina avançam novamente em direção ao Rio Grande do Sul e a nebulosidade começa a aumentar no oeste gaúcho.
Em todas as regiões, veremos sol entre nuvens e sem chance de chuva. Temperaturas mais baixas pela manhã, e durante a tarde, mesmo com sol, os termômetros não sobem muito.
A maior cheia dos últimos 30 anos
A enchente que atinge o norte e noroeste do Rio Grande do Sul e o oeste catarinense já é a maior em 30 anos na região. No Estado, mais de 11 mil pessoas já tiveram de deixar suas casas e 39 municípios enfrentam transtornos em função da chuvas.
Em Iraí, o nível do Rio Uruguai atinge 12 metros acima do normal, pouco abaixo dos 13 metros registrados em 1983 - a pior cheia já documentada na área. Em Porto Mauá, o rio chegou a 17,30 metros e, devido à elevação de 15 a 20 centímetros por hora, a previsão é que o nível ultrapasse os 21 metros no município no sábado. Caso isso ocorra, será superada na cidade também a enchente de 1983, quando o Uruguai alcançou 20,70 metros.
- Como a previsão de chuva continua para as próximas 24 horas, provavelmente teremos em cidades como Iraí e Porto Xavier o aumento do nível ainda superior a hoje, passando mais de 18 metros. Com certeza, as cidades que estão mais para baixo serão atingidas - alerta o geólogo e engenheiro João Manuel Trindade Silva, coordenador do monitoramento de rios da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).
A enchente provoca o bloqueio das principais ligações entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Travessias de balsa na fronteira com a Argentina foram suspensas.