Rede de vigilância

Polícia Federal apreende 140 quilos de cocaína em Eldorado do Sul

Graças a um trabalho de investigação, a PF e a PRF prenderam um motorista que levava drogas e dinheiro falso para Porto Alegre

04/06/2014 - 13h40min
Polícia Federal apreende 140 quilos de cocaína em Eldorado do Sul Divulgação/PRF
Droga estava escondida na parte de trás do veículo cujo motorista foi encaminhado ao Presídio Central Foto: Divulgação / PRF  

Uma investigação da Polícia Federal (PF), realizada com base em uma rede de informações sobre quadrilhas de traficantes, levou à prisão de uma pessoa e à apreensão de 140 quilos de cocaína em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana.

Na madrugada desta quarta-feira, agentes da PF, auxiliados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), montaram uma barreira em um trecho da BR-290. O objetivo era abordar uma camionete Fiat Strada que trazia cocaína para abastecer varejistas do tóxico — traficantes que vendem pequenas quantidades — de Porto Alegre.

O veículo foi abordado pelos policiais, que encontraram na caçamba os 140 quilos de cocaína. Foram apreendidas ainda duas cédulas de R$ 100 falsas. O motorista foi preso em flagrante e levado para o Presídio Central de Porto Alegre, segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa da PF.

O nome do preso não foi revelado, nem os detalhes sobre o roteiro que o veículo flagrado havia percorrido. O sigilo das informações é considerado, pelos policiais, essencial para garantir provas que levem ao fornecedor da droga — provavelmente um traficante atacadista (que fornece grandes quantidaes de cocaína e maconha) radicado no Paraguai (endereço de onde vem 90% da droga recolhida no Estado).

A apreensão de entorpecentes tem sido o foco da administração do superintendente da PF no Estado, Sandro Luciano Caron, responsável pela ampliação e pelo aperfeiçoamento da rede de monitoramento sobre os fornecedores dos traficantes gaúchos — que inclui escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, informantes e outras formas de investigação. O dinheiro falso apreendido irá merecer especial atenção dos agentes federais.

Pretendem investigar se é um fato isolado — é comum a presença de dinheiro falso entre traficantes — ou se há falsários tentando se aproveitar da Copa do Mundo para passar moeda falsa.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.