Aproveite o dia

7 coisas que você precisa saber para a quarta-feira, 16 de julho

ZH indica assuntos para que você saia de casa bem informado

16/07/2014 | 07h26
7 coisas que você precisa saber para a quarta-feira, 16 de julho Arte ZH/
Foto: Arte ZH

ZH elenca assuntos importantes para que você comece seu dia bem informado. Durante toda a semana, você confere neste espaço a previsão do tempo, a situação do trânsito e do aeroporto Salgado Filho, além dos assuntos que estarão em discussão ao longo do dia. Veja abaixo os destaques e aproveite a quarta-feira:

1 - "Veranico" próximo do fim

O "veranico" de julho está com os dias contados no Rio Grande do Sul. A previsão é de que a chuva e o frio retornem ao Estado nesta quarta-feira. A chuva ficará restrita às Regiões Oeste e Sul. No norte gaúcho, a sensação será ainda de calor e abafamento. Em Porto Alegre, a máxima pode chegar aos 26ºC.

O aeroporto Salgado Filho opera normalmente nesta quarta-feira. Para conferir a situação dos voos, clique aqui.

2 - Ganenses desembarcam no sul do país em busca de refúgio

Centenas de habitantes de Gana desembarcaram nas últimas semanas no Brasil, sob o argumento de ver os jogos da Copa. Porém, vieram para ficar, e o principal destino é Criciúma, em Santa Catarina. Dos mais de 300 ganenses que desembarcaram no último mês na cidade catarinense, pelo menos cem indicaram à Polícia Federal a mesma casa como residência. Em Caxias do Sul, 300 migrantes chegaram nos últimos dias. Os ganenses pedem refúgio, alegando questões como perseguições políticas, étnicas e religiosas. Caberá ao Comitê Nacional para Refugiados (Conare), ligado ao Ministério da Justiça, decidir se as solicitações se encaixam na legislação de refúgio brasileira. A Polícia Federal ainda investiga se existe um esquema criminoso por trás dessa migração.

3 - Índia será primeiro país a comandar o banco do Brics

Os presidentes do grupo de potências emergentes Brics anunciaram na terça-feira, em Fortaleza, a criação de um banco de desenvolvimento com fundos iniciais de US$ 50 bilhões e sede em Xangai. O Brasil abriu mão de ser o primeiro a presidir o "Novo Banco de Desenvolvimento" para garantir acordo. Ficará sob responsabilidade da Índia o comando nos primeiros anos. Para saber como o banco pode beneficiar o Brasil, clique aqui.

4 - Justiça liberta 13 ativistas presos no Rio de Janeiro

A Justiça Federal concedeu habeas corpus a 13 dos 19 ativistas detidos em uma operação da polícia do Rio de Janeiro realizada no último sábado. Eles são suspeitos de atos violentos durante protestos na capital carioca. Seis pessoas continuam detidas, entre elas a ativista Elisa Quadros Sanzi, a Sininho, presa em Porto Alegre. Durante a noite, manifestantes fizeram um protesto em frente ao Tribunal de Justiça do Rio pedindo que todos os detidos sejam libertados.

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

5 - Incêndio atinge supermercado em Passo Fundo

Um incêndio de grandes proporções atingiu um prédio comercial na região central de Passo Fundo na noite de terça-feira. Bombeiros da cidade controlaram o fogo e, durante a madrugada, seguiam trabalhando no rescaldo. As chamas atingiram um supermercado e duas lojas. Ninguém ficou ferido. Como há risco de pequenos desabamentos, o trânsito ficará interrompido nas ruas Bento Gonçalves e General Osório.

6 - Dupla Gre-Nal

Com o nome de Giuliano no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, o meia fará sua estreia com a camisa do Grêmio nesta quarta-feira. O tricolor gaúcho recebe o Goiás na Arena, às 19h30min, na retomada do Brasileirão.

Foto: Bruno Alencastro / Agência RBS

Já no Inter, com desfalques confirmados para o jogo de quinta-feira contra o Corinthians, Alex e Aránguiz devem ser substituídos por Jorge Henrique e João Afonso. Paulão voltou a treinar normalmente e será o companheiro de Juan na zaga. O time viaja nesta quarta a São Paulo para o jogo no Itaquerão.


Foto: Augusto Turcato / Agência RBS


7 - Fique atento: EPTC vai dobrar fiscalização com radares móveis à noite

A EPTC anunciou nesta terça-feira que vai dobrar o número de radares móveis em operação durante as ações de fiscalização à noite e nas madrugadas em Porto Alegre. O objetivo é evitar que os condutores dirijam em alta velocidade pelas vias da Capital nestes horários. Entenda como vai funcionar a ação clicando aqui.

Está saindo de casa? Siga @transitozh e veja como está o movimento nas vias da Capital

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.