Aproveite o dia

7 coisas que você precisa saber para a segunda-feira, 28 de julho

ZH indica assuntos para que você saia de casa bem informado

28/07/2014 | 06h59
7 coisas que você precisa saber para a segunda-feira, 28 de julho Arte ZH/
Foto: Arte ZH
ZH elenca assuntos importantes para que você comece seu dia bem informado. Durante toda a semana, você confere neste espaço a previsão do tempo, a situação do trânsito e do aeroporto Salgado Filho, além dos assuntos que estarão em discussão ao longo do dia. Veja abaixo os destaques e comece bem a segunda-feira:

Saindo de casa? Clique aqui para conferir a situação do trânsito.

1. Grêmio em busca de um novo técnico

O Grêmio começa a semana em busca de um novo técnico após a queda de Enderson Moreira no domingo. A saída do treinador foi definida depois da derrota do Grêmio para o Coritiba em casa. Entre os cobiçados, estão Tite, que já teria acerto com uma seleção sul-americana, e Felipão, que tem planos de descansar até o final do ano.

Foto: Bruno Alencastro / Agência RBS

2. Inter pode ter seis desfalques contra o Ceará

O Inter se reapresenta na manhã desta segunda-feira após a vitória sobre o Bahia, no sábado. Com foco na preparação para enfrentar o Ceará pela Copa do Brasil na quarta, no Beira-Rio, o técnico Abel Braga pode ter seis ausências na partida. Os desfalques são Charles Aránguiz, Wellington e Wellington Silva, que já atuaram por outros clubes, além de Jorge Henrique, Valdívia e Otávio, lesionados.

Foto: Renata de Medeiros / Agência RBS

3. Segunda-feira de sol e tempo gelado

A semana começa com sol, temperatura baixa e sem previsão de chuva no Rio Grande do Sul. O amanhecer foi gelado no Estado, e a mínima foi registrada em Jaguarão, com 1,9ºC. Nenhuma cidade gaúcha teve temperatura superior a 10ºC na madrugada. À tarde, as marcas se elevam, e os termômetros podem marcar até 20ºC.

Foto: Carlos Macedo / Agência RBS

O aeroporto Salgado Filho opera normalmente nesta manhã. Para conferir a situação dos voos, clique aqui.

4. Indústria fecha 6,6 mil vagas no Estado

Chegaram ao emprego os efeitos do ritmo lento da indústria gaúcha. Em 2014, as admissões no setor superam em 20,9 mil o número de desligamentos, mas, em maio e junho, houve 6,6 mil demissões acima do número de contratações. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a maior retração no emprego ocorreu nos segmentos calçadista e metalmecânico. Sem sinais de reaquecimento na economia, empresários avisam que a tendência será a aceleração das demissões nos próximos meses.

5. Papa pede fim das guerras na Oriente Médio e Ucrânia

Durante a tradicional oração do Angelus, o papa Francisco pediu que as autoridades busquem o caminho da paz, o bem comum e o respeito pela pessoa no Oriente Médio e na Ucrânia. O pontífice não fez menção específica sobre o conflito na Faixa de Gaza, que já chega ao seu 20º dia com saldo de 1.033 palestinos e 46 israelenses mortos, mas falou sobre a situação das crianças. Em uma reunião em Nova York, o Conselho de Segurança da ONU pediu um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza. A reunião de emergência veio depois de Israel e Hamas ignorarem as chamadas para uma trégua no domingo.


Foto: Reprodução / Centro Televisivo Vaticano

6. NYT defende legalização da maconha e reflete mudança nos EUA

Com uma série de seis editoriais que começou a ser publicada no domingo, uma das mais prestigiadas publicações do mundo, o The New York Times defendeu que os Estados Unidos acabem com a proibição da maconha. "O governo federal deve revogar a proibição da maconha", diz o texto — um marco no debate nacional sobre o tema. A atitude reflete uma mudança de opinião que vem se processando na sociedade americana nas últimas décadas.

7. Fique atento: bairros ficam sem água na Capital

Manutenções na rede deixam bairros de Porto Alegre sem água a partir das 8h da manhã desta segunda-feira. As áreas afetadas são: Bom Jesus, parte do Chácara das Pedras, Jardim Botânico, parte do Partenon, parte do Santana, Santo Antônio, São José, parte do Três Figueiras, Jardim Carvalho, Vila João Pessoa, Intercap, Vila Brasília, Vila Fátima-Pinto, Jardim do Salso, Mato Sampaio, parte do Petrópolis, Boa Vista, parte do Higienópolis e da Avenida Carlos Gomes. O serviço deve ser normalizado a partir da tarde.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.