Aproveite o dia

7 coisas que você precisa saber para a sexta-feira, 18 de julho

ZH indica assuntos para que você saia de casa bem informado

Atualizada em 18/07/2014 | 07h5418/07/2014 | 06h58
7 coisas que você precisa saber para a sexta-feira, 18 de julho Arte ZH/
Foto: Arte ZH

ZH elenca assuntos importantes para que você comece seu dia bem informado. Durante toda a semana, você confere neste espaço a previsão do tempo, a situação do trânsito e do aeroporto Salgado Filho, além dos assuntos que estarão em discussão ao longo do dia. Veja abaixo os destaques e aproveite a sexta-feira:

1 - Frio retorna com força ao RS

Enfim, o frio do inverno chegou. A partir desta sexta-feira, o avanço de uma forte massa de ar polar derruba as temperaturas em todo o Estado e favorece o retorno do tempo seco para a maior parte dos municípios. Porto Alegre amanheceu com chuva forte, mas a instabilidade se afasta da cidade a partir da tarde. A mínima ficará entre 5ºC e 10ºC no Estado — com sensações térmicas ainda mais baixas — e a máxima não passa dos 20ºC.

No mapa, confira as temperaturas para o Estado:

O aeroporto Salgado Filho opera por instrumentos desde a tarde de quinta-feira. Para conferir a situação dos voos, clique aqui.

2 - Ônibus da Trevo não estão circulando na Capital

Um grupo de funcionários da empresa Trevo bloqueia a saída de ônibus da garagem da Rua Coronel Massot, na zona sul da Capital. Cerca de 60 pessoas estão mobilizadas devido à demissão de um funcionário. De acordo com a EPTC, o consórcio Unibus assumiu as linhas Prado, Belém Velho e Restinga-PUC. Também houve reforço nas linhas Serraria, Juca Batista, Praia de Belas, TV, Camaquã e Menino Deus. Na Restinga, os ônibus estão circulando, no entanto, o intervalo entre um carro e outro é maior que o habitual. As lotações que cobrem a Zona Sul foram autorizadas a transportar passageiros de pé.

Foto: Carlos Macedo / Agência RBS

A chuva que atinge a Capital provoca pontos de alagamento na cidade. Nas avenidas Goethe, Silva Só e Ipiranga e na Bento Gonçalves com a Aparício Borges, há água acumulada na pista. Quem está saindo de casa pode acompanhar a movimentação na cidade pelo @transitozh.

3 - Acidente na Ucrânia: EUA afirmam que míssil atingiu avião

O Conselho de Segurança das Nações Unidas realizará uma reunião de emergência nesta sexta-feira sobre a queda do avião da Malaysia Airlines no leste da Ucrânia. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, exigiu uma "investigação internacional completa e transparente" sobre o Boeing-777 que caiu no leste da Ucrânia com 298 pessoas a bordo. Autoridades americanas afirmaram que o avião foi derrubado por um míssil, porém, analistas de inteligência ainda não identificaram quem teria sido o autor do disparo.

Veja fotos do local do acidente com o Boeing:

4 - Israel invade Gaza por terra

O governo israelense ordenou ao Exército o início de uma operação terrestre na Faixa de Gaza, depois de 10 dias de uma ofensiva que já deixou 240 mortos. O documento também afirma que "a decisão foi aprovada pelo gabinete de segurança devido à recusa do Hamas em aceitar o plano egípcio de um cessar-fogo e à manutenção dos disparos de foguetes contra Israel". Para a liderança do Hamas, a ofensiva de Israel está "condenada ao fracasso".

Foto: Thomas Coex/AFP

5 - Novos inquéritos sobre o incêndio na boate Kiss

A Polícia Civil irá entregar nesta sexta-feira dois inquéritos sobre o caso Kiss ao Ministério Público. Um dos inquéritos apurou se houve ou não alteração na consulta aos vizinhos da boate em relação ao barulho. O segundo aponta possíveis irregularidades na liberação do alvará da boate na prefeitura.



6 - Datafolha: Dilma soma 36%, Aécio 20% e Campos 8%

A Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira no Jornal Nacional mostrou que as intenções de voto para a presidente Dilma Rousseff (PT) oscilaram de 38% no início de julho para 36% agora. O pré-candidato do PSDB à Presidência, o senador Aécio Neves, manteve 20% das intenções de voto. Já o pré-candidato do PSB, Eduardo Campos, oscilou de 9% para 8%. Confira também as intenções de voto para o segundo turno.

7 - Dupla Gre-Nal

O Inter desembarca em Porto Alegre pela manhã após a derrota de 2 a 1 para o Corinthians, no Itaquerão. O time de Abel Braga sofreu dois gols logo no início da partida. Depois, tentou reagir, mas só diminuiu a vantagem corintiana nos minutos finais, com gol de cabeça de Cláudio Winck.



O Grêmio treina nesta manhã e prepara a equipe para enfrentar o Figueirense, no sábado, às 18h30min, no Orlando Scarpelli. O empate contra o Goiás, na quarta-feira, aumentou a pressão sobre a equipe e, principalmente, as críticas sobre o centroavante Barcos. A queda de rendimento do jogador fica evidente com a análise de seus desempenhos individuais.

Foto: Félix Zucco / Agência RBS

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.