Diplomacia internacional

Acordo nuclear com Irã tem prazo ampliado até novembro

Prazo se encerraria neste domingo para até 24 de novembro o prazo para se selar um acordo sobre o programa nuclear de Teerã

19/07/2014 | 10h44

O Irã e as grandes potências estenderam o prazo que terminaria neste domingo para se fechar um acordo sobre o programa nuclear de Teerã. Um diplomata ocidental confirmou a ampliação do prazo e disse que as duas partes estabeleceram a data final de 24 de novembro para se fechar um acordo histórico. 
 
O Irã e os países do Grupo 5+1 (Rússia, Grã-Bretanha, Estados Unidos, França, China e Alemanha) estão negociando desde fevereiro, visando fechar um acordo. Mesmo com o prazo estendido, a data para o reinício das negociações não foi determinada.

— Embora tenhamos registrado progressos tangíveis em algumas áreas e trabalhado juntos em um texto (...), ainda há grandes divergências sobre questões-chave — explicou o ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohamad Javad Zarif, em uma declaração conjunta.

A presidente do principal partido de oposição iraniano no exílio, Maryam Rajavi, declarou neste sábado que as negociações prolongadas não "servirão para nada", a não ser "dar tempo" a Teerã para "enganar ainda mais" o Ocidente. Ela também assegurou que isto representa um "fracasso da política de complacência e compromisso com o regime" islâmico.

*AFP

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.