Eleições 2014

Ana Amélia tem 37%, e Tarso Genro, 31%

Pesquisa Ibope para o Piratini é a primeira feita após o início oficial da campanha eleitoral

19/07/2014 | 16h06

Na primeira pesquisa Ibope para o Palácio Piratini após o início da campanha, a senadora Ana Amélia Lemos (PP) lidera com 37% das intenções de voto. Em segundo lugar, está o governador Tarso Genro (PT), com 31%. Distantes dos dois primeiros colocados, os outros seis concorrentes não alcançaram índice com dois dígitos. Entre eles, o melhor resultado é de José Ivo Sartori (PMDB), ex-prefeito de Caxias do Sul, que aparece com 4%.

Leia mais
Empate na briga pelo Senado
Disputas de tirar o fôlego, avalia Rosane de Oliveira

Em sua segunda disputa eleitoral, Ana Amélia obtém melhores percentuais entre eleitores de 35 a 44 anos (46%), curso superior (45%) e renda familiar de dois a cinco salários mínimos (40%). Entrevistados com escolaridade até a 4ª série do Ensino Fundamental e com renda familiar inferior a dois mínimos oferecem os mais baixos índices da senadora, 30% e 31% respectivamente.

Disputando a reeleição, Tarso tem maior intenção de voto entre os eleitores com até 24 anos (35%), escolaridade da 5ª a 8ª série (38%) e renda familiar de até dois salários mínimos (33%). O governador tem performance abaixo de seu resultado geral na faixa dos 35 a 44 anos (27%) e em meio aos entrevistados com ensinos Médio e Superior (26%).

Ficha técnica
Contratante: Grupo RBS
Período de campo: 13 a 16 de julho
Amostra: 812 votantes
Margem de erro: três pontos percentuais, para mais ou para menos
Registro: no TRE, sob o protocolo nº RS-00006/2014, e no TSE, sob o nº BR-00224/2014

Os números da sondagem, em % (clique na imagem para ver a pesquisa completa)

O Ibope não fez a simulação do segundo turno porque esta é a primeira rodada depois do registro das candidaturas. A partir desses resultados, as próximas sondagens contemplarão possíveis confrontos diretos de segundo turno entre os candidatos que estão à frente na pesquisa. O Ibope também não fez pesquisa sobre a rejeição dos candidatos ao Senado.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.