Trégua?

Hamas está pronto para cessar-fogo de 24 horas, diz OLP

Principais movimentos palestinos estão dispostos à trégua humanitária

29/07/2014 | 11h56
Hamas está pronto para cessar-fogo de 24 horas, diz OLP MAHMUD HAMS/AFP
Em Gaza, palestino lamenta escombros de prédios atingidos por ofensiva israelense Foto: MAHMUD HAMS / AFP
Os principais movimentos palestinos, incluindo o Hamas e a Jihad Islâmica, estão prontos para uma trégua humanitária de 24 horas na Faixa de Gaza, afirmou nesta terça-feira o secretário-geral da Organização para a Libertação da Palestina (OLP).

— A Autoridade Palestina, o Hamas e a Jihad estão dispostos a uma trégua humanitária de 24 horas e examinam com espírito positivo uma proposta da ONU para um cessar-fogo de três dias no conflito com Israel — declarou Yasser Abed Rabbo, em coletiva de imprensa em Ramallah, na Cisjordânia — Em caso de negativa, consideraremos Israel plenamente responsável pelas consequências — destacou.

Os bombardeios israelenses, que seguem nesta terça-feira. Ao menos 1,1 mil palestinos já morreram na Faixa de Gaza — em sua grande maioria civis —, após um dia sombrio também para o exército israelense, que já perdeu mais de 50 soldados. Na quarta semana de confrontos nenhuma iniciativa diplomática parece funcionar.

Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
Leia todas as notícias sobre o conflito
Entenda a origem da crise na Faixa de Gaza

Depois de uma curta trégua pelo fim do Ramadã e da festa muçulmana do Aid el-Fitr, os bombardeios se intensificaram ainda na segunda-feira, registrando um dia particularmente sangrento em Gaza. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pediu que seus cidadãos se preparem para uma longa campanha militar na região, que é controlada pelo grupo palestino Hamas.

Na noite de segunda-feira, a única central elétrica de Gaza foi atingida durante a ofensiva israelense. A usina, que fornece 30% da energia para a cidade, está fora de funcionamento devido aos estragos.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.