No Iraque

Insurgentes iniciam novo ataque para tomar cidade iraquiana

Nova ofensiva tem como objetivo assumir o controle total da cidade de Duluiya, que já dominam desde domingo

14/07/2014 | 07h39
Insurgentes sunitas iniciaram, nesta segunda-feira, um novo ataque, no Iraque, para assumir o controle total de Duluiya — desde domingo, eles dominam a maior parte da cidade iraquiana. Os combatentes, liderados pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI), iniciaram em 9 de junho uma grande ofensiva no país e assumiram o controle de grandes áreas do norte, do oeste e do leste. Agora, retomam os esforços para ganhar terreno.

Leia todas as notícias de Zero Hora
Leia todas as notícias sobre mundo

De acordo com Marwan Mitab, funcionário do governo local, os líderes das zonas tribais da região de Al-Jubur rejeitaram, no domingo, a oferta dos insurgentes de poupar seus combatentes e as forças de segurança iraquianas em troca da entrega da área — a única que escapa do controle dos jihadistas.

No domingo, os rebeldes sunitas assumiram o controle de mais da metade da cidade de Duluiya, localizada a 80 km ao norte de Bagdá, após combates que deixaram pelo menos seis mortos.

*AFP

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.