Pelo fim do conflito

Israelenses protestam contra ataques à Gaza em Tel Aviv

Manifestação organizada por grupos de esquerda foi a mais importante contra a ofensiva na Faixa de Gaza desde o início dos ataques

26/07/2014 | 18h28
Israelenses protestam contra ataques à Gaza em Tel Aviv THOMAS COEX/AFP
Manifestantes acenderam velas e empunharam cartazes pelo fim do conflito Foto: THOMAS COEX / AFP

Milhares de israelenses protestaram na noite deste sábado, em Tel Aviv, contra a operação militar na Faixa de Gaza que já matou mais de mil palestinos — a maioria civis — e 40 soldados do Exército hebreu.

A manifestação, organizada por grupos de esquerda, foi a mais importante contra a ofensiva na Faixa de Gaza desde o início dos ataques, em 8 de julho.

Protesto reuniu milhares na Praça Rabin
Foto: THOMAS COEX, AFP

Os manifestantes se concentraram na praça Yitzhak Rabin, apesar da proibição da polícia "por razões de segurança", especialmente diante do risco da queda de foguetes disparados da Faixa de Gaza.

A multidão exibiu numerosos cartazes com os dizeres: "Há outro caminho que a guerra", "Liberdade para Gaza" e "Parem a guerra de ocupação".

Leia todas as notícias sobre o conflito
Entenda a origem da crise na Faixa de Gaza

Uma das organizadoras do protesto, Ifat Solel, militante do partido de esquerda Meretz, disse que a manifestação busca explicar que "não pode haver uma solução militar, apenas política" para o conflito.

— Não devemos ter medo da paz — finalizou.

*AFP

Análise: o que leva israelenses e palestinos a viver recrudescimento de um conflito histórico que parece não ter fim

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.