
O número de pessoas fora de casa devido às chuvas no Rio Grande do Sul segue superior a 14 mil, conforme a Defesa Civil. O boletim divulgado pelo órgão estadual às 7h desta sexta-feira contabiliza 1.137 desabrigados (que precisam de abrigos públicos) e 13.350 desalojados (que estão em casas de parentes ou amigos). Os dados são os mesmos da tarde anterior.
Atualmente, são 163 cidades afetadas - há 135 municípios em situação de emergência e dois em estado de calamidade pública (o que representa 27% das prefeituras do Estado). A situação mais crítica é a da Fronteira Oeste, onde 13,8 mil pessoas seguem fora de casa devido à cheia do Rio Uruguai. Na região, são 934 desabrigados e 12,8 mil desalojados. Os municípios com maior número de pessoas fora de casa são Itaqui, Uruguaiana e São Borja.
Duas pessoas morreram e uma segue desaparecida
A chuva provocou pelo menos duas mortes: de Eracildo Luiz Assmann, 56 anos, em Arroio do Tigre, e José Lindomar da Silva, 40 anos, em Jacutinga. A namorada de Eracildo, Paula Thon, 23 anos, segue desaparecida.
A enchente que atingiu o Rio Grande do Sul neste ano foi a maior em três décadas. Uma cheia como esta, que chegou a deixar mais de 20 mil desabrigados e desalojados, não era vista na região desde a enchente de 1983, que atingiu cidades como Itaqui, Iraí, São Borja e Uruguaiana, na Fronteira Oeste.
No mapa, veja a situação dos municípios prejudicados pela chuva:
Confira cenas da enchente em Itaqui:
Sexta-feira terá chuva isolada no Rio Grande do Sul
A previsão é de uma sexta-feira de tempo aberto na maior parte do Rio Grande do Sul, mas com pancadas isoladas e baixos acumulados no Litoral Norte, na Serra, no Vale dos Sinos e na Fronteira Oeste.
De acordo com a Somar Meteorologia, a melhora no tempo refletirá na temperatura. A mínima permanecerá estável, e a máxima entrará em elevação - a marca mais baixa foi registrada em Vacaria (7°C), e a mais alta deve ocorrer em Barra do Ribeiro e São Leopoldo (23°C).
Veja imagens da enchente em Uruguaiana: