La Grand Familia

Mais de 450 crianças são resgatadas em orfanato do México

As autoridades também encontraram 138 adultos vivendo em situação de escravidão

16/07/2014 | 09h51
Mais de 450 crianças e adolescentes e 138 adultos foram encontrados vivendo em de quase escravidão em um orfanato de Michoacán, no oeste do México, durante uma operação que tinha como objetivo resgatar cinco crianças sequestradas na terça-feira.

Leia todas as notícias de Zero Hora
Leia todas as notícias sobre Mundo

Forças federais revistaram o orfanato La Gran Familia, que funcionava há 40 anos no município de Zamora, após a denúncia de cinco pessoas de que o estabelecimento retinha crianças à força, anunciou Tomás Zerón de Lucio, diretor da agência de investigação criminal do Ministério Público. Na operação, que teve o apoio do exército, as autoridades encontraram as cinco crianças sequestradas. Além disso, também acharam 138 adultos, com idades entre 18 e 40 anos, privados de sua liberdade e outros 453 crianças e adolescentes _ destes, seis bebês com idade entre dois meses e três anos _ que viviam em condições de abuso e insalubridade.

De acordo com os primeiros depoimentos, Rosa del Carmen Verduzco, diretora e fundadora do estabelecimento, obrigava as crianças a pedir esmola e a dormir no chão entre ratos e insetos. Eles também eram vítimas de abusos sexuais e alimentados com comida estragada, segundo Zerón.

Com a operação, o procurador Jesús Murillo Karam descobriu que existiam muitas denúncias além das apresentadas pelos cinco pais e que motivaram a busca. As autoridades não explicaram se existiam órfãos entre as crianças, nem como os 138 adultos eram obrigados a permanecer no estabelecimento.

Segundo os primeiros elementos da investigação, os bebês que nasciam no orfanato eram registrados como filhos de Rosa del Carmen, que não permitia aos pais biológicos decidir sobre o futuro das crianças.

*AFP
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.