Israel

Primeiro-ministro israelense é favorável a cessar-fogo, diz jornal

Benjamin Netanyahu deverá confirmar posição a partir dessa terça-feira

14/07/2014 | 19h40
Primeiro-ministro israelense é favorável a cessar-fogo, diz jornal Gali Tibbon/AFP
Benjamin Netanyahu pode votar em favor do cessar-fogo nessa terça-feira Foto: Gali Tibbon / AFP

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, seria favorável a um cessar-fogo com o Hamas, garante o correspondente de Política do jornal "Haaretz", Barak Ravid. O confronto, que completa uma semana nesta segunda-feira, já deixou mais de 170 palestinos mortos, incluindo crianças e adolescentes.

Israel quer enfraquecer Hamas antes de negociar cessar-fogo

— O primeiro-ministro Netanyahu seria a favor do cessar-fogo proposto pelo Egito — anunciou Barak Ravid em sua conta no Twitter, citando uma fonte anônima.


Segundo Ravid, o primeiro-ministro israelense pedirá aos ministros do gabinete de Segurança que votem a favor de um cessar-fogo.

Uma fonte israelense de alto escalão, que pediu para não ser identificada, confirmou que o gabinete de segurança vai se reunir na manhã desta terça "para examinar seriamente as propostas egípcias".

Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
Leia todas as notícias sobre mundo


O Egito anunciou seu plano de cessar-fogo pouco antes do início de uma reunião dos ministros das Relações Exteriores da Liga Árabe, convocada de urgência no Cairo para tratar da situação em Gaza.

A iniciativa egípcia prevê uma "suspensão total das hostilidades aéreas, marítimas, ou terrestres" das duas partes, a partir das 3h (horário de Brasília) de terça-feira, e a abertura de negociações sobre a entrada de bens no território palestino sob bloqueio.

O Egito se predispôs a receber, por 48 horas — após a entrada em vigor da trégua —, delegações palestinas e israelenses de alto nível para abrir as discussões em seu território.

— Há esforços e negociações sobre um acordo de cessar-fogo, mas até agora não há nada de definitivo — disse um integrante do Hamas.

*AFP

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.