US Visa

Problema técnico afeta emissão de vistos para os Estados Unidos

Pane no sistema ocorre em todo o mundo e não há previsão de normalização do serviço

29/07/2014 | 12h47
Problema técnico afeta emissão de vistos para os Estados Unidos Reprodução/
Solicitantes que estavam com entrevistas agendadas foram orientados, por e-mail, a remarcar o compromisso Foto: Reprodução

Uma falha técnica afeta o sistema de emissão de vistos para os Estados Unidos em todo o mundo. O problema ocorre pelo menos desde a semana passada e não há previsão para a normalização do serviço.

Quem já passou pela entrevista nos consulados norte-americanos no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Recife ou no setor consular da embaixada em Brasília não tem data para receber o passaporte com a permissão de entrada no país americano — normalmente, a entrega ocorre até dez dias úteis após a entrevista. Somente no mês de junho, os quatro locais atenderam a uma média de 4.173 solicitantes por dia. Quem esteve no consulado a partir de 16 de julho recebeu um e-mail explicando o problema. 

Algumas pessoas que estavam com entrevistas marcadas foram orientadas a reagendar o compromisso e ajustar planos de viagem. Em nota divulgada em seu site, o Bureau de Assuntos Consulares do Departamento de Estado dos Estados Unidos alerta que "algumas embaixadas e consulados podem limitar temporariamente ou reagendar entrevistas de não imigrantes até que os recursos do sistema estejam disponíveis para processar essas novas aplicações".

O atendimento nos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv) — que compreende a primeira etapa da documentação — não é afetado pela falha. No Casv de Porto Alegre, localizado na Avenida Carlos Gomes, os agendamentos seguem normalmente.

Leia todas as notícias de Zero Hora

O Bureau de Assuntos Consulares norte-americano acrescentou em nota que "continua realizando melhorias para restaurar a funcionalidade completa do sistema de vistos de não imigrantes". A emissão de vistos de imigrantes, incluindo casos de adoção, é prioridade neste momento. No último final de semana, mudanças no sistema foram implementadas para consertar a falha. Não há informações sobre qual a origem da pane.

Para informações junto ao Casv da Capital gaúcha, ligue para (51) 3251-0321. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo site da Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.