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Uma falha técnica afeta o sistema de emissão de vistos para os Estados Unidos em todo o mundo. O problema ocorre pelo menos desde a semana passada e não há previsão para a normalização do serviço.
Quem já passou pela entrevista nos consulados norte-americanos no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Recife ou no setor consular da embaixada em Brasília não tem data para receber o passaporte com a permissão de entrada no país americano - normalmente, a entrega ocorre até dez dias úteis após a entrevista. Somente no mês de junho, os quatro locais atenderam a uma média de 4.173 solicitantes por dia. Quem esteve no consulado a partir de 16 de julho recebeu um e-mail explicando o problema.
Algumas pessoas que estavam com entrevistas marcadas foram orientadas a reagendar o compromisso e ajustar planos de viagem. Em nota divulgada em seu site, o Bureau de Assuntos Consulares do Departamento de Estado dos Estados Unidos alerta que "algumas embaixadas e consulados podem limitar temporariamente ou reagendar entrevistas de não imigrantes até que os recursos do sistema estejam disponíveis para processar essas novas aplicações".
O atendimento nos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv) - que compreende a primeira etapa da documentação - não é afetado pela falha. No Casv de Porto Alegre, localizado na Avenida Carlos Gomes, os agendamentos seguem normalmente.
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O Bureau de Assuntos Consulares norte-americano acrescentou em nota que "continua realizando melhorias para restaurar a funcionalidade completa do sistema de vistos de não imigrantes". A emissão de vistos de imigrantes, incluindo casos de adoção, é prioridade neste momento. No último final de semana, mudanças no sistema foram implementadas para consertar a falha. Não há informações sobre qual a origem da pane.
Para informações junto ao Casv da Capital gaúcha, ligue para (51) 3251-0321. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo site da Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil.