Novo balanço

Sobe para 58 o número de municípios em emergência

Conforme a Defesa Civil, 15.094 pessoas continuam fora de casa em função das chuvas, que já provocaram duas mortes

Atualizada em 03/07/2014 | 19h3503/07/2014 | 18h53
Sobe para 58 o número de municípios em emergência  Adriana Franciosi/Agencia RBS
Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS

Subiu para 58 o número de municípios que decretaram emergência devido às chuvas no Rio Grande do Sul. Pela manhã, eram 42 as cidades nesta situação, além de Iraí e Barra do Guarita em estado de calamidade pública. Conforme o último relatório divulgado pela Defesa Civil, 15.094 pessoas ainda estão fora de casa em função das cheias.

Para viabilizar o apoio federal, o governo do Estado deverá encaminhar nos próximos dias um decreto coletivo de emergência para os municípios atingidos — 110 até às 18h desta quinta-feira, conforme a Defesa Civil.

Leia todas as notícias sobre a chuva
Saiba como ajudar as vítimas da enchente

As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul há 10 dias, com pouco tempo de trégua, já provocaram duas mortes: Eracildo Luiz Assmann, 56 anos, de Arroio do Tigre, e José Lindomar da Silva, 40 anos, de Jacutinga. A namorada de Eracildo, Paula Thom, 23 anos, segue desaparecida.

No mapa, clique no município atingido para saber o número de pessoas que seguem fora de suas casas e o motivo do decreto de emergência:


Maior cheia das últimas três décadas

Enxurrada como a deste ano não era vista no Rio Grande do Sul desde 1983, que atingiu cidades como Itaqui, Iraí, São Borja e Uruguaiana. Confira abaixo galeria de fotos da época.

Veja imagens das cheias deste ano, que deixam milhares de pessoas fora de casa, principalmente no Norte e na Fronteira Oeste:

Em Itaqui, casas tiveram de ser removidas de dentro do rio:

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.