Pilares da fé

Templo evangélico em SP é um dos maiores do mundo; veja lista

Com base em pesquisas de teólogos, ZH elaborou uma lista com as 14 maiores construções religiosas do mundo, entre elas o Templo de Salomão, da Igreja Universal

30/07/2014 | 19h15
Templo evangélico em SP é um dos maiores do mundo; veja lista HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO CONTEÚDO
Erguido em uma área de 35 mil metros quadrados, equivalentes a cinco campos de futebol, ele custou R$ 685 milhões à Igreja Universal Foto: HÉLVIO ROMERO / ESTADÃO CONTEÚDO

O Templo de Salomão, maior igreja evangélica do Brasil, já é uma das principais construções religiosas do mundo antes mesmo de sua inauguração oficial, marcada para a próxima quinta-feira no bairro do Brás, em São Paulo. Erguido em uma área de 35 mil metros quadrados, equivalentes a cinco campos de futebol, ele custou R$ 685 milhões à Igreja Universal e tem uma área de pavimentos quatro vezes maior que o Santuário de Aparecida, em São Paulo.

A pedido de Zero Hora, dois professores de Teologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul elaboraram uma lista dos principais monumentos religiosos do planeta e incluíram nela o Templo de Salomão, com uma ressalva: de que, nos próximos anos, ele venha a ser palco de acontecimentos marcantes da fé, como tem ocorrido em Aparecida nas visitas dos papas ao Brasil, e não fique restrito apenas à esfera comercial da fé.

Leia todas as notícias publicadas por Zero Hora

Os principais critérios adotados por Érico João Hammes e Luiz Carlos Susin foram as experiências culturais das religiões que empreenderam as obras, o contexto histórico em que elas surgiram e a demonstração de força de seus construtores. Veja a lista:

Basílica de São Pedro
Crédito: Reprodução / Wikipedia

Maior e mais importante construção religiosa do catolicismo e um dos locais mais visitados do mundo, fica em uma área de 23 mil metros quadrados no Estado do Vaticano e pode abrigar mais de 60 mil pessoas. Situada na Praça de São Pedro, onde ocorrem as nomeações dos papas, recebeu contribuições de artistas como Michelangelo, Rafael, Bernini e Bramante, e é um museu do Renascimento. É neste local que está enterrado Pedro, um dos apóstolos de Jesus Cristo e criador da Igreja Católica. Sua construção teve início em 1506.

Notre-Dame
Crédito: Reprodução / Wikipedia

Uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico, foi erguida a partir do ano de 1.163. Situada na praça Parvis, em Paris, a catedral é dedicada a Maria – por isso o nome Notre-Dame ou Nossa Senhora – e está ligada à fase de esplendor do estilo gótico. Em 1793, durante a Revolução Francesa, parte da catedral foi destruída e tesouros acabaram saqueados.

Basílica de São Francisco de Assis
Crédito: Reprodução / Wikipedia

Principal igreja da Ordem Franciscana e Patrimônio da Humanidade desde 2000, a Basílica de São Francisco de Assis, na região italiana da Úmbria, foi construída a partir de 1228, após a canonização de Francisco. Erguida em um local conhecido como colina do inferno – onde os criminosos eram mortos –, ela passou a ser chamada de colina do paraíso. Em 1997, a cidade de Assis foi atingida por dois violentos sismos e a basílica foi seriamente danificada. Após dois anos de restauros, foi reaberta aos fiéis.

Santa Sofia
Crédito: Reprodução / Wikipedia

Também conhecida como Hagia Sophia, a Basílica de Santa Sofia, em Istambul (Turquia), foi construída entre 532 e 537 pelo Império Bizantino durante o período da Igreja Ortodoxa. Ela foi convertida em uma catedral católica romana, depois virou mesquita e reabriu como museu em 1935. Famosa por sua cúpula, ela é considerada o grande expoente da arquitetura bizantina.

Esplanada das Mesquitas
Crédito: Reprodução / Wikipedia

Conhecida como o Monte do Templo pelos judeus e cristãos, e Nobre Santuário pelos muçulmanos, a Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém, é um lugar sagrado para ambas as culturas e um dos locais mais disputados do mundo. Para o judaísmo, foi no Monte Moriá que ocorreu o sacrifício bíblico de Isaac, e para os muçulmanos é onde aconteceu o sacrifício de Ismael. Foi exatamente nesse local que teria sido erguido o Templo de Salomão, que agora a Igreja Universal reproduz em São Paulo.

Catedral de São Basílio
Crédito: Reprodução / Wikipedia

Construída pela Igreja Ortodoxa na Praça Vermelha, em Moscou (Rússia), entre 1555 e 1561, a Catedral de São Basílio foi projetada em forma de chama de uma fogueira subindo ao céu. Desde 1928 opera como uma divisão do Museu Histórico do Estado e é Patrimônio Mundial da Unesco desde 1990.

Catedral de St. Patrick
Crédito: Reprodução / Wikipedia

Templo católico de estilo neogótico situado em Nova York, em frente ao Rockefeller Center, a Catedral de St. Patrick é a sede da Arquidiocese da cidade. Foi construída entre 1858 e 1878 e designada, em 1976, como parte do Registro Nacional de Lugares Históricos e um Marco Historico Nacional dos Estados Unidos.

Santuário Nacional de Washington
Crédito: Reprodução / Wikipedia

A Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição é o maior templo católico dos Estados Unidos e uma das dez maiores estruturas religiosas do mundo. Localizada em Washington, capital do país, a basílica é visitada por 1 milhão de peregrinos por ano e é notável por sua arquitetura neo-bizantina. A construção foi iniciada em 1920, e concluída na década de 1960.

Catedral de Sevilha
Crédito: Reprodução / Wikipedia

É a maior da Espanha e a terceira maior da Igreja Católica no mundo, atrás de São Pedro, no Vaticano, e São Paulo, em Londres. A Catedral de Sevilha foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1987. Sua construção data de 1401, e ela foi edificada após a demolição de uma mesquita.

Catedral de São Paulo
Crédito: Reprodução / Wikipedia

A Catedral de São Paulo é uma igreja anglicana localizada em Ludgate Hill, em Londres, na Inglaterra. É a sede do Bispo de Londres e um dos locais de maior visitação na cidade. Foi nessa catedral que Charles, Príncipe de Gales, casou-se com Lady Diana Spencer, em 1981. A cúpula da catedral é a segunda maior do mundo, só sendo ultrapassada pela Basílica de São Pedro, e dela se tem uma visão ampla de Londres.

Sagrada Família
Crédito: Reprodução / Wikipedia

Templo católico de Barcelona desenhado pelo arquiteto Antoni Gaudí, é considerado por muitos críticos como sua obra-prima e um dos expoentes da arquitetura catalã.O projeto foi iniciado em 1882 e assumido por Gaudí em 1883, que dedicou 40 anos da vida à obra. A construção foi suspensa em 1936, devido à Guerra Civil Espanhola, e não deve ficar pronta antes de 2026, data que marca o centenário da morte de Gaudí.

Aparecida do Norte (SP)
Crédito: Reprodução / Wikipedia

A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, também chamada Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, está localizada em Aparecida, no interior do Estado de São Paulo, e é um dos cinco maiores templos católicos do mundo. Em 1980, o papa João Paulo II abençoou o local, na sua primeira visita ao Brasil. É destino de centenas de milhares de romeiros todos os anos.

Yoido Full Gospel

É uma igreja protestante pentecostal ligada à ilha de Yeouido em Seul, na Coreia do Sul. Com cerca de 1 milhão de membros, é a maior congregação cristã no país. Foi fundada em 1958 or David Yonggi Cho e, desde então, é um dos principais expoentes do cristianismo na Ásia.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.