Aproveite o dia

7 coisas que você precisa saber para a quarta-feira, 6 de agosto

ZH indica assuntos para que você saia de casa bem informado

06/08/2014 | 06h58
7 coisas que você precisa saber para a quarta-feira, 6 de agosto Arte ZH/
Foto: Arte ZH

ZH elenca assuntos importantes para que você comece seu dia bem informado. Durante toda a semana, você confere neste espaço a previsão do tempo, a situação do trânsito e do aeroporto Salgado Filho, além dos assuntos que estarão em discussão ao longo do dia. Veja abaixo os destaques e aproveite a quarta-feira.

Confira os destaques também em áudio:

1. Conselho de Educação debate norma sobre expulsões

O Conselho Estadual de Educação debate e pode votar hoje um parecer que limita as penas por mau comportamento em escolas públicas e privadas. A possibilidade de extinção de medidas como suspensão e expulsão vem sendo discutida desde o início do ano. A reunião é aberta ao público, e a discussão sobre a medida deve começar às 9h, na sede do Conselho Estadual de Educação (Avenida Borges de Medeiros, 1.501, 20º andar).

2. MP cobra explicações sobre álcool no leite

Depois da Petrópolis, dona da marca Piá, ontem foi a vez de a Santa Clara ter seu nome associado à presença de álcool etílico em amostras de leite analisadas pelo Ministério da Agricultura. Até agora livres de suspeita sobre a qualidade dos seus produtos, duas das maiores cooperativas de leite do Estado têm agora a credibilidade abalada. Na sexta-feira, as empresas serão ouvidas pelo Ministério Público Estadual. Piá e Santa Clara contestam exames do Ministério da Agricultura que detectaram a substância.

3. OMS pode declarar vírus ebola ameaça mundial

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pode declarar o surto do vírus ebola "ameaça sanitária internacional", o que implicaria medidas de controle e restrições de viagem, além de verificações em aeroportos. A partir desta quarta-feira, 15 especialistas de diferentes nacionalidades se reúnem para determinar até que ponto a proliferação da doença no oeste da África é um risco para a comunidade internacional. A OMS indica que 1,6 mil pessoas já foram afetadas pelo maior surto da doença, com 887 mortos.

Foto: AFP

4. iPhone 6 já tem possível data de lançamento

A Apple reservou uma data para um "grande evento de mídia" no dia 9 de setembro, em Cupertino, em sua sede própria. O local foi usado em 2008 para revelar uma nova linha de iPods e poderia ser a escolha da companhia para anunciar o iPhone 6. A Apple não confirma, mas, coincidência ou não, os iPhones 5 e 5S foram lançados em uma data bem próxima, há quase um ano, no dia 10 de setembro de 2013.

Foto: Reprodução

5. Tempo seco e sol predominam no Rio Grande do Sul

A quarta-feira começa com sol e tempo seco no Estado. A mínima foi registrada em Jaguarão, com 3,6°C, e a máxima deve ser de 28°C em Caçapava do Sul. Na Capital, haverá predomínio de sol pela manhã e a nebulosidade deve aumentar à tarde.

O aeroporto Salgado Filho opera normalmente. Clique aqui para ver as previsões de chegadas e partidas do terminal.

6. Dupla faz mistério antes do Gre-Nal 402

O Inter treina à tarde com portões fechados para encaminhar a equipe para o Gre-Nal. A semana do clássico tem sido agitada do lado vermelho por conta das negociações com possíveis reforços. O nome de Taison ganhou força nos últimos dias. Amanhã, o empresário do jogador, Alcione Dornelles, viaja à Ucrânia para tentar acertar o retorno do atacante do Shakhtar Donetsk ao Beira-Rio.

Foto: Sergei Supinski, AFP

Do lado azul do clássico, Felipão segue sem mostrar o time que vai disputar o jogo de domingo. No treino da tarde de terça-feira, o técnico gremista não pôde contar com o paraguaio Riveros. Ele sentiu desconforto na coxa e será reavaliado hoje.

Foto: Roberto Azambuja, Agência RBS

7. Fique atento: matrículas do Sisutec começam hoje

Os aprovados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) devem fazer, a partir de hoje, suas matrículas. A relação dos convocados foi divulgada na terça-feira e pode ser consultada na página do Sisutec.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.